22.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 16, 2022
No menu items!
InícioNacionalArtigo de docente da UBI recebe prémio “Melhor Ensaio”

Artigo de docente da UBI recebe prémio “Melhor Ensaio”

A Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento atribui a distinção a Manuela Penafria, do Departamento de Artes.

A docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Manuela Penafria, recebeu o prémio para “Melhor Ensaio”, pela autoria do artigo “Unfinished: the cinema of Noémia Delgado”.

A atribuição foi feita pela AIM – Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento, durante o XI Encontro desta organização.

O artigo da docente do Departamento de Artes, da Faculdade de Artes e Letras, faz parte do livro “Women’s cinema in contemporary Portugal”, editado por Mariana Liz e Hilary Owen (Edição Bloomsbury Publishing).

O texto está disponível no uBibliorum – Repositório Digital da UBI e pode ser consultado online.

Neste trabalho, Manuela Penafria, também investigadora do LabCom – Comunicação e Artes, faz uma abordagem à cinematografia de Noémia Delgado, a partir dos projetos cinematográficos que a realizadora tinha planeado, mas que acabou por nunca concretizar.

No contexto da história do cinema nacional, Noémia Delgado tem como referência o filme “Máscaras” (1976), tendo desenvolvido uma carreira essencialmente na televisão.

A qualidade do artigo foi reconhecida pelos elementos da AIM, entidade que reúne investigadores interessados nas áreas do cinema, da televisão, da arqueologia do cinema, do vídeo e da Internet, entre outras.

Organiza igualmente encontros científicos, o último na Universidade de Évora, entre os dias 25 e 28 de maio, onde Manuela Penafria foi premiada, e edita a “aniki”, Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: