22 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioCulturaCaféde recebeu palestra organizada pela União de Freguesias

Caféde recebeu palestra organizada pela União de Freguesias

A união de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, organizou no dia 19 de Junho, uma palestra subordinada ao tema “São João Baptista, Primo de Jesus Cristo”, o orador convidado foi o Reverendo Padre Miguel Coelho.

Na Mesa esteve o orador, a Presidente da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, Ana Sofia Pereira e o Vice-Presidente / Secretário da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, Sérgio Silva.

São João Baptista, é uma personagem que de facto existiu, mas pouco é referido na história, nomeadamente nas Sagradas Escrituras. Sendo filho de Isabel e Zacarias, que foram pais muito tarde (provavelmente aos 40/50 anos, tendo em conta a Antiguidade eram pessoas muito idosas). Zacarias ficando incrédulo perante o milagre da gravidez de Isabel, tendo ficado mudo até ao nascimento de seu filho São João Baptista (que seria primo em 3º grau de Jesus de Nazaré).

A Serra da Argemela e a Pedra Turquesa

Maria, prima de Isabel, que seria mãe do Messias Jesus Cristo, acompanhou os últimos meses de gestação da sua prima, sendo por sua vez Maria, mãe 6 meses depois (São João Baptista nasceu no dia 24 de Junho – início da Primavera e Jesus de Nazaré no dia 24 de Dezembro – início do Inverno).

O Cântico Magnificat é a referência da saudação entre as primas Isabel e Maria.

Muito pouco ou quase nada se sabe dos 24 anos da vida de São João Baptista (houve algumas descobertas no Século XX, de uma comunidade que terá pertencido), certamente os seus pais quando morreram, São João Baptista seria muito jovem, teria sido levado para uma comunidade monástica (de acordo com a Antiguidade), que estudava a Lei. Mais tarde sabendo São João Baptista da chegada do Messias e sendo ele o último profeta, preparou os seus discípulos para baptizarem e purificarem as pessoas para uma nova situação e renovação de vida. Depois dá-se o esperado encontro entre os primos São João Baptista e Jesus Cristo, no rio Jordão, situação essa da qual São João Baptista não queria baptizar o primo com as águas do rio Jordão (não se achando digno de baptizar o Messias), mas Jesus Cristo fez questão de ser baptizado por João Baptista.. São João Baptista ao denunciar uma relacção de adultério é punido pelo Rei Herodes que a pedido da sua enteada Salomé, manda cortar a cabeça a São João Baptista.

São João Baptista, o santo que comia gafanhotos e mel silvestre, andava com pele de cordeiro e com um menino ao colo, referência da sua figura e santo popular, muito destacado em Portugal, onde se acendem fogueiras no dia da sua Festa segundo o calendário litúrgico. Sendo padroeiro de várias localidades em Portugal.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading