27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioCulturaFU RO na Biblioteca Comunitária de Alcains

FU RO na Biblioteca Comunitária de Alcains

17 de julho, domingo, entre as 8 e as 10 horas, na Ermida de Santa Apolónia

A Biblioteca Comunitária de Alcains dinamiza um Encontro de Leitores, com uma Mostra das recentes doações e permitindo a devolução dos livros em empréstimo.

Às 9 horas, dinamiza uma Conversa Literária em redor da Antologia FU RO, edição da Maratona de Leitura da Sertã, que se realizou de 7 a 9 de julho de 2022.

A Antologia tem coordenação de Margarida Vale de Gato, Miguel Manso e Nuno Marques, e a edição é da Casa de Gigante – Associação Cultural Mandriões no Vale Fértil.

Margarida Vale de Gato

Com cerca de quarenta colaboradores, a Antologia FU RO aborda temas como a “Extracção de Lítio e o Problema Energético” (Alexandre Wragg Freitas); “O dia em que deixamos de contruir as cidades para os outros” (Marta Lança); “A Vida Envolvida no Tempo Profundo” (David Farrier); “O cinema é uma invenção sem futuro” (Luís Miguel Oliveira); entre muitos outros temas e autores.

Em destaque, no próximo domingo, dia 17, estará o texto “O Futuro na Nuca”, de Hélia Correia ; sobre a Leitura e o Futuro; com uma reflexão que servirá de mote à Conversa de Leitores da Biblioteca Comunitária de Alcains: “Os gregos concebiam o futuro de modo oposto ao nosso. Uma espantosa e óbvia concepção: consideravam eles que o futuro estava para trás e o presente para a frente. Porquê? Porque, pela localização dos nossos olhos, só vemos o que temos diante; e só vemos aquilo que já aconteceu. O que ainda não aconteceu não é visível. Logo, o futuro está atrás de nós e o passado à frente. O passado bem nítido e o futuro escondido”.

Será a partir desta premissa que se iniciará a Conversa do Encontro na Ermida de Santa Apolónia que tem o propósito de apresentar o novo e valiosíssimo livro do seu espólio (para empréstimo), assinado pelos seus coordenadores; ao mesmo tempo que promove um Encontro da Biblioteca com os seus Leitores que podem devolver os livros que têm como empréstimo e requisitar as novas doações.

De referir que a Biblioteca Comunitária de Alcains tem no seu espólio todos os livros editados pela Maratona de Leitura da Sertã, que concluiu no dia 9 de Julho a sua décima edição.

Nuno Marques

Recordamos que a Biblioteca Comunitária de Alcains encontra-se ainda em processo de formação e tem como propósito principal a criação de um Espaço Comunitário em que os livros sejam o motor de novas práticas de cidadania e um fórum de debate sobre os grandes temas sociais, políticos, culturais e económicos do século vinte um.

Todo o trabalho é voluntário; e a Biblioteca Comunitária de Alcains está aberta a todo o tipo de parcerias: institucionais, associativas e individuais que visem o aprofundamento da cidadania, da inclusão social e de uma prática cultural e artística quotidiana.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: