21.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioCulturaNovo livro de Poesia de Gonçalo Salvado

Novo livro de Poesia de Gonçalo Salvado

CELEBRA A PRIMEIRA CENA DE NUDEZ FEMININA DA HISTÓRIA DO CINEMA E PRESTA HOMENAGEM AO PRIMEIRO FILME ERÓTICO UMA EDIÇÃO PARA A CINEMATECA

Com o título Ekstase (Êxtase) – o nudez e o vinho na poesia de Gonçalo Salvado Homenagem à primeira nu feminina da história do Cinema vai ser publicado o livro de poesia de Gonçalo Salvado, numa colaboração da Editora Lumen com a Livraria Sá da Costa Editora de Lisboa, em parceria com a Quinta dos Termos.

O presente livro insere-se numa coleção de poesia, única no panorama editorial português, dirigida por Gonçalo Salvado, cujas obras surgem em formato original livro/garrafa, numa união que pretende materializar a relação simbólica e milenar entre o vinho e a poesia. Os livros contados têm com textos de abertura de Maria João Fernandes e o editor é Ricardo Paulouro.

O livro apresenta uma selecção de poemas de Gonçalo Salvado, com o tema da nudez no contexto amoroso, alguns com referência ao vinho, recolhidos de dezasseis livros de poesia publicados pelo autor e foi idealizado para celebrar aquela que é considerada a primeira cena de nudez feminina da história do cinema (num filme exibido no circuito normal comercial) e que surge no filme checoslovaco de 1933 Ekstase (Êxtase ), do realizador checo Gustav Machatý (1901 – 1963). A cena do nudez é protagonizada pela atriz austríaca Hedy Kiesler (1914 – 2000), a futura estrela de Hollywood Hedy Lamarr.

Capa do livro

O filme, considerado igualmente o primeiro filme erótico da história do cinema, causou escândalo na época de sua estreia, tendo sido censurado e proibido em diversos países a exibição, não apenas referido pela cena de nudez mas pelo modo revolucionário e libertário como aborda a sexualidade feminina. Obra-prima e marco incontestável da história do cinema mundial, influenciou indelevelmente todo o cinema erótico posterior.

O livro reproduz na capa e no interior fotogramas do filme Ekstase, sendo o primeiro número desta original coleção que presta tributo ao cinema, mais especificamente ao cinema de cariz erótico.

A edição do livro destina-se, a ser futuramente comercializada na sua totalidade em exclusivo na Livraria Linha de Sombra da Cinemateca Portuguesa de Lisboa, a partir de proposta nesse sentido.

O lançamento deverá ser acompanhado e integrado num ciclo de cinema erótico, onde serão transmitidos os 7 filmes eróticos mais marcantes da história do cinema. Uma proposta a ser colocada igualmente à Cinemateca Portuguesa.

De referir que o autor prepara para esta mesma coleção e com o mesmo formato uma segunda antologia poética que colige poemas eróticos de poetas da língua portuguesa.Este livro unido ao que agora se anuncia completará a edição dupla previamente projetada por Gonçalo Salvado, composta por dois livros/garrafa, em homenagem à primeira cena de nudez feminina e ao primeiro filme erótico da história do cinema.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading