27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioNacionalAldeias do Xisto preparam futuro com renovação da identidade visual

Aldeias do Xisto preparam futuro com renovação da identidade visual

A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto assinala uma nova etapa na vida da marca Aldeias do Xisto, renovando a sua identidade visual e lançando um novo site. Esta nova imagem reflete o posicionamento estratégico e reforça a identidade e notoriedade do projeto. Está dado, assim, um passo importante para uma marca que representa um território de união, focado no desenvolvimento sustentável, integrado com a natureza e as comunidades, e que se assume como um destino de excelência para novas formas de viver, investir e criar.

O mundo está em transformação e não se pode pensar a sociedade do futuro sem integrar as aldeias, enquanto células essenciais para a vitalidade dos territórios e para o desenvolvimento do país.

É neste sentido, para enfrentar os novos desafios e reforçar a atractividade da marca, que se tornou tão necessária esta reflexão. 

“Contamos com um passado sólido, uma rede estável e uma iconografia e notoriedade visual fortes, mas é fundamental que a nossa identidade gráfica reflita o posicionamento estratégico da marca e acompanhe a evolução do projeto.”, explica Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR.

A marca Aldeias do Xisto não é apenas a sua identidade visual e verbal, é um conjunto de valores com um posicionamento específico, que envolve todos os parceiros numa perspetiva de unidade e uma visão de continuidade a longo prazo.

“O posicionamento estratégico da marca Aldeias do Xisto, refletido na sua nova imagem, é uma evolução a pensar no futuro e nos desafios que se avizinham. Os valores de responsabilidade, ecocentrismo, mundividência, experimentação e ativismo são agora reforçados e permitirão que a marca continue a gerar atratividade para o seu território, estimulando um desenvolvimento social e territorial sustentável e integrado.”, explica o coordenador.

A nova imagem reflete uma estratégia que assenta em quatro eixos: Viver, Investir, Criar/Aprender e Usufruir, e que tem como principais objetivos o de atrair e fixar pessoas, projetos e investimentos no território. Importava, pois, reforçar, desdobrar e especializar a atratividade da marca, refrescando a imagem e revitalizando os argumentos, para que espelhem a real, abrangente e diversificada atuação do projeto.

Também a presença digital da marca carecia de um novo site. Um site que comunicasse o novo posicionamento, que apresentasse todos os recursos, eventos e oferta num mapa, que organizasse os fluxos de navegação, dando portas de entrada específicas de acordo com as temáticas e os interesses e, finalmente, que agregasse e ordenasse os fluxos digitais dos diferentes sites satélites da marca: Bookinxisto, MyXisto Trails, e os novos micro-sites Dark Sky Aldeias do Xisto e Craft+Design.

Durante a apresentação

Nova Identidade Visual

A nova identidade visual, desenvolvida pelo Atelier Nunes e Pã, é uma progressão do símbolo existente – “a casa”, já com quinze anos, à qual foi agora dada uma continuidade com uma visão de modernidade que evidencia a tendência para a sustentabilidade e para a experiência positiva que a marca quer deixar em todos os que com ela contactam.

“Uma marca não é só a sua identidade visual e verbal, constrói-se no dia a dia com vivências, sentimentos, generosidade, atributos que se refletem na nossa maneira de estar dentro da organização. Uma estratégia pensada e aplicada a longo prazo empodera a perceção da Marca criando uma imagem mental favorável ao seu posicionamento.”, explica o designer João Nunes, do Atelier Nunes e Pã.

“Este manual vai permitir à ADXTUR e a todos os seus parceiros, criar uma imagem mental de unidade e única. Reforçamos a marca que agora é mais impactante e é um ponto de partida para uma forma de comunicar mais contemporânea e criativa”, mostrando, assim, “o que somos e o que podemos continuar a fazer a partir deste território”.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: