22.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 16, 2022
No menu items!
InícioNacionalFileira do queijo da região Centro reforçada com 2ª edição dos Prémios...

Fileira do queijo da região Centro reforçada com 2ª edição dos Prémios Vale Pastor

40 mil euros atribuídos a 8 empreendedores ligados à produção de leite para queijos DOP Região Centro

Os Prémios “Vale Pastor” – 2ª edição foram entregues a oito empreendedores dos Regiões DOP da Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela, como estímulo ao incremento e Valorização da produção de leite e queijo com DOP nestas regiões.

A cerimónia de entrega dos prémios Vale Pastor, uma iniciativa promovida no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, decorreu no passado dia 8 de julho de 2022, na sede da ANCOSE, em Oliveira do Hospital.

Contorno com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, como quinze entidades parceiras do Projeto, entre elas a ANCOSE que acolheu o evento, como Comunidades intermunicipais, promotoras destação e a Comissão Inovcluster, entidade líder, bem como a Diretiva do Programa Operacional
CENTRO 2020, entre outras entidades convidadas ligadas ao setor.

Os Cheques vales Pastor foram entregues aos empreendedores: António Givelho, Jorge Esteves, Pedro Conceição, Carina Ribeiro, Gonçalo Branco, Anabela Machado, Ana Paula Lameiras, Silvia Santos pelos Presidentes das Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa, Região de Coimbra e Beiras e Serra da Estrela, respetivamente, João Lobo, Emílio Torrão e Luís Tadeu.

Foto de grupo

Foram atribuídos 8 vales com valor individual de 5 mil euros, cinco
pela CIMBB, um pelo CIMBSE e dois pela CIMRC, num valor total de 40 mil euros.

O Programa inicial do evento incluiu a visita à exploração e queijaria de Ana Paula Lameiras, a qual foi também uma das comtempladas com o prémio Vale Pastor.

Tendo sido uma empresa que conseguiu reerguer-se após os incêndios de 2017, o Pastor vale vem dar um acréscimo a este negócio familiar.

Já na sede da Ancose, decorreu a cerimónia de entrega dos Prémios Vale Pastor,proferindo-se
palavras emotivas de incentivo, de apreço e apoio ao setor.

A ministra do Coesão Territorial referiu que no futuro “não faltarão verbas, nem recursos, para continuar o apoio” projetos desta natureza.

“Esta é a única Região do País com projetos regionais como este, que integram toda a Fileira”, referiu.

Tomando a parceria do Projeto, de 15 entidades, como exemplo, reforçou ainda ser “fundamental manter o trabalho em rede”, associando sempre “o conhecimento científico às atividades tradicionais” afim de garantir a sua evolução natural e preservação.

Patrícia Coelho, presidente da Inovcluster, salientou a importância do Programa de Valorização com um balanço das iniciativas já realizadas e das que se preveem realizar até dezembro de 2022.

Destacou o lançamento das marcas criadas para as três regiões DOP, como mostras itinerantes para promoção dos queijos DOP da Região centro junto do consumidor e a realização de um congresso de divulgação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto.

Este Projeto “tem sido um importante instrumento de qualificação
para a valorização económica desta Fileira, mas também na perpetuação da profissão, promoção, inovação, valorização e aumento de sua competitividade”, defendeu.

José Francisco Rolo na sua intervenção, exortou para o papel chave dos pastores em toda esta cadeia de valor que é a Fileira dos Queijos da Região Centro, arrancando uma ovação da plateia ao referir-se à importância dos pastores na “humanização das paisagens” já que “cada pastor, cada ovil” é, defendu, “um ponto de defesa e proteção da paisagem”.

“Estes são os ‘Steve Jobs’ do nosso território”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é um Projeto
cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: