27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioNacionalJovens aprendem a valorizar a natureza durante o verão

Jovens aprendem a valorizar a natureza durante o verão

ATL de férias decorre de 25 de julho a 5 de agosto de 2022, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), está a promover a iniciativa “Férias com a ASPEA”, disponibilizando um ATL de férias, com várias atividades de verão, para jovens com idades entre os 10 e 14 anos, de 25 de julho a 5 de agosto de 2022, no Sítio do Calhau, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.

Esta iniciativa visa consciencializar os mais jovens para a necessidade urgente de se cuidar do ambiente.

“Entramos numa era em que nos estamos a afastar cada vez mais, e cada vez mais cedo, da Natureza. Com esta iniciativa que tem como conceito «aprender fora de portas» pretendemos que os participantes façam uma reaproximação aos espaços naturais. Como tal, estão a ser desenvolvidas várias atividades de verão, destacando: caminhadas exploratórias da fauna e flora do parque de Monsanto; atividades experimentais de físico-química; e atividades de jardinagem, numa localização privilegiada, tendo como apoio a sede da ASPEA, no Bairro do Calhau, Monsanto, em Lisboa”, destaca Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA.

ATL Férias

E acrescenta: “Os mais jovens precisam de construir amizades, desenvolver resiliência e confiança, desenvolver capacidades físicas, aproveitar a vida ao ar livre, desenvolver capacidades de liderança e principalmente de aprender de uma forma divertida, e uma das formas de o fazerem é a brincar e em contacto com o ar livre. Conhecido como o pulmão verde de Lisboa, o parque Florestal de Monsanto é um refúgio de Natureza ideal para que os jovens possam também “desligar-se” da vida citadina, conviver e partilhar experiências entre si”.

O Parque de Florestal de Monsanto, com aproximadamente 1000 hectares, é um espaço privilegiado, um playground para os mais jovens, um local para piqueniques, exercício físico, passeios e selfies para todas as idades, onde é possível observar várias espécies: sobreiros, azinheiras e carvalhos,  cujo fruto é um bom petisco para os esquilos que ali vivem.

Monsanto é ainda um refúgio para as espécies com dificuldade em sobreviver à presença humana, que ali encontram alimento e um local para reprodução, e para as espécies migratórias ao longo do seu trajecto.

No ATL de férias podem participar todos os jovens com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos.

As atividades serão realizadas no exterior, bem como as refeições (regime de piquenique), no horário das 09h00 às 17h00, com um custo de 25 € por semana.

A inscrição dos participantes é feita mediante o envio de um e-mail para lisboa@aspea.org.

Para mais informações: www.aspea.org

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: