27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioRegionalMaratona de Leitura da Sertã bate recordes e “orgulha” região Centro

Maratona de Leitura da Sertã bate recordes e “orgulha” região Centro

Caiu o pano sobre a 10.ª edição da Maratona de Leitura, que se realizou no concelho da Sertã, entre os dias 7 e 9 de julho.

Mais de 5000 pessoas marcaram presença nas mais de 80 atividades agendadas, confirmando um novo recorde de público neste evento.

“Este ano superou todas as nossas expectativas. Foram mais de 80 atividades, entre encontros com escritores, oficinas e workshops, espetáculos de poesia, exposições e até roteiros noturnos pela vila, e todas elas estiveram cheias” referiu Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, acrescentando: “São 10 anos de Maratona da Leitura e não podíamos fazer um balanço mais positivo. Tivemos um fim de semana repleto de cultura, que encheu o concelho de livros, leitura e literatura”.

Carlos Miranda não tem dúvidas de que a Maratona de Leitura está a posicionar-se “como um dos principais festivais literários do país” e sinónimo disso foi a presença de público de vários pontos de Portugal.

O autarca garantiu, entretanto, o regresso do evento em 2023.

Suzana Menezes, diretora regional de Cultura do Centro, que marcou presença na sessão de encerramento da Maratona de Leitura, disse que “este é um festival que deve orgulhar a região Centro”, notando que “a Sertã é um território cheio de identidade cultural, fruto deste maravilhoso festival”.

Sob o mote do futuro, a Maratona de Leitura teve nesta 10.ª edição um programa mais recheado do que nas anteriores.

Além da presença de convidados como Eduardo Marçal Grilo, Carlos Fiolhais, Viriato Soromenho Marques, Pedro Paixão, Miguel Poiares Maduro, Manuel João Vieira e Mário Augusto, foi ainda possível assistir a espetáculos da Lisbon Poetry Orchestra, dos Andante, de Pedro Lamares com Ana Isabel Dias, e a vários momentos com contadores de histórias.

A maratona de 24 horas a ler – atividade icónica que deu origem a este evento – registou também resultados muito positivos, não só ao nível da adesão, como da própria qualidade das leituras dos intervenientes.

Outro sinal de destaque vai para as Festas na Aldeia, que anualmente leva até às aldeias mais distantes do concelho da Sertã um pequeno espetáculo com contadores de histórias e um escritor.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: