27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioCultura"Painéis de S. Vicente de Fora, com outra arte” na Galeria Municipal...

“Painéis de S. Vicente de Fora, com outra arte” na Galeria Municipal de Oleiros

A peça em azulejo alicatado que reproduz os “Painéis de São Vicente de Fora” é uma das obras em destaque na exposição de José Veiga Freire.

A mostra que exibe a arte de agrupar – de forma criativa – pedaços de cerâmica vidrada, cortados em diferentes tamanhos e formas, vai estar patente na Galeria Municipal de Oleiros, no Multiusos das Devesas Altas, de 30 de julho a 18 de setembro.

Na sua versão original, patente no Museu de Arte Antiga (em Lisboa), os referidos painéis constituem uma pintura de elevada referência histórica e cultural.

Executada no séc. XV por Nuno Gonçalves, pela sua excecional qualidade, para além de ocupar um lugar de inquestionável destaque na história da pintura portuguesa, é também considerada internacionalmente como uma obra-prima.

“Os Painéis encerram em si a história de um Povo, tendo sido executados por ordem do rei D. Afonso V”, explica José Veiga Freire, dando a entender o quanto a peça original o impressiona, ao ponto de elaborar uma reprodução com técnica própria, sem utilização de quaisquer tintas, “de uma forma única e até hoje nunca assim reproduzida”.

Composta por seis quadros (“Os Frades”, “Os Pescadores”, “O Infante”, “O Arcebispo”, “Os Cavalheiros” e “A Relíquia”), nela se inserem 58 personagens em torno da dupla figuração de S. Vicente.

A exposição pretende afirmar a existência de “outra arte” e ampliar o conhecimento acerca dos referidos Painéis.

Nesta mostra vão ainda poder ser apreciados outros trabalhos executados pelo artista com a mesma técnica.

Natural do Fundão, desde muito cedo que o autor revelou interesse por esta forma de trabalhar o azulejo.

O seu percurso artístico consolidou-se através de um estudo intenso e aprofundado pelas técnicas utilizadas na conceção de painéis e murais em azulejo, bem como pela observação de materiais, ferramentas e formas de trabalhar as cores.

“É um tipo de arte que normalmente não se vê”, refere José Veiga Freire.

Sobre a exposição que vai apresentar em Oleiros, o artista frisa que “vão ser exibidas novas obras, com grande destaque para os Painéis de São Vicente de Fora”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: