27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioNacionalCentenário da morte do antigo aluno e professor da Universidade de Coimbra,...

Centenário da morte do antigo aluno e professor da Universidade de Coimbra, António Cândido, apresentado na Assembleia da República

A contribuição para a vida pública e intelectual portuguesa de António Cândido, antigo estudante e professor da Universidade de Coimbra (UC), dá mote à iniciativa “Evocação do Conselheiro António Cândido (1850-1922)”, que vai assinalar o centenário da morte do conselheiro antigo e deputado.

O programa de atividades foi apresentado nesta semana na Assembleia da República.

António Cândido foi estudante da Universidade de Coimbra, tendo estudado na Faculdade de Direito da UC, onde se licenciou em 1877.

No ano seguinte, prestou provas de doutorado, revelando ser um aluno brilhante.

Foi lente substituto em 1881 e lente catedrático de Direito Penal uma década depois.

Em Coimbra, António Cândido foi também deputado, no ano de 1884, e foi ainda membro do Instituto de Coimbra.

“Com a participação da Universidade de Coimbra no centenário, pretendemos manter vivo o legado académico e científico de António Cândido pelo papel que desempenhou como político e como lente e também pelo seu pensamento visionário que ainda hoje importa recordar”, destaca o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Da Comissão de Honra da iniciativa faz parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Integram ainda esta Comissão a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, o Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, José Luís Cardoso, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e o Presidente do Centro de Estudos Amarantinos, Pedro Barros Pereira.

Como iniciativas que assinam o centenário da morte do político e intelectual português vão decorrer entre outubro de 2022 e outubro de 2023.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: