21.7 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioDesportoEnergia Unida e "Os Belenenses" criam comunidade para poupar mais de 30%...

Energia Unida e “Os Belenenses” criam comunidade para poupar mais de 30% na energia

  • Energia Unida e o clube centenário “Os Belenenses” dão o pontapé de saída e criam comunidade de energia. O jogo começa agora!
  • Vão ser instalados mais de 1.000 painéis solares fotovoltaicos nas instalações do clube de Belém, em Lisboa
  • Redução dos custos com eletricidade para o clube, mas também para os consumidores que venham a fazer parte desta Comunidade de Energia

A Energia Unida, empresa do Grupo GreenVolt, juntou-se ao Clube de Futebol “Os Belenenses” para criar aquela que será a segunda Comunidade de Energia no “desporto rei”.

“Os Belenenses” já completou o seu centenário e são um clube de destaque português não só no Futebol, mas também em várias modalidades como: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Natação, Rugby, Triatlo e Voleibol.

Os Azuis do Restelo vão fazer uso do espaço disponível no deslumbrante estádio plantado frente ao Tejo para aplicar um total de 1.092 painéis solares fotovoltaicos.

O Estádio do Restelo foi construído em cima de uma enorme pedreira e a casa do Belenenses abriu portas em 1956.

Durante a assinatura do acordo assinado entre as partes

Desde então, este estádio respira desporto diariamente, abraça milhares de pessoas em concertos icónicos, como os Metallica e Pearl Jam, e agora traz a energia certa para Belém criando uma Comunidade de Energia com a Energia Unida.

Esta comunidade vai alcançar importantes poupanças na fatura com a energia, tanto do clube como dos restantes consumidores que queiram fazer parte da mesma, desde que num raio de até 4 km, beneficiarão de uma redução de 32% no custo com a eletricidade.

Os painéis solares deste projeto contam com uma capacidade de 595 KWp que vai permitir gerar, anualmente, 840 MWh de energia limpa.

Será, assim, possível evitar a emissão de até 223 toneladas de CO2 todos os anos.

João Manso Neto, CEO GreenVolt indica “São claras as mais valias de criar uma Comunidade de Energia e o Clube “Os Belenenses” percebeu rapidamente isso.

Esta solução permite que tanto o Clube como os seus vizinhos acedam a energia limpa. A urgência de acelerar a transição energética não é um tema de futuro, mas de presente, e é com muito gosto que a GreenVolt dá este passo com “Os Belenenses”.

“É, para nós, motivo de grande orgulho podermos dar uma nova energia, mais limpa e mais barata, a um clube histórico como ‘Os Belenenses’”, diz José Queirós de Almeida, CEO da Energia Unida.

“É um clube centenário, mas focado no futuro, preocupado com a importante transição energética, essencial para marcar golos contra as alterações climáticas”, acrescenta.

Patrick Morais de Carvalho, presidente do Clube de Futebol ”Os Belenenses”, defende “é motivo de grande satisfação e orgulho para o Belenenses esta ligação à Energia Unida e ao universo Greenvolt que permite ao clube integrar uma comunidade de energia que traz um conjunto muito alargado de sinergias, trazendo para o Universo Belenenses mais valias reputacionais e também de tesouraria, enobrecendo o clube na medida em que, trabalhando energia limpa, ele cumpre funções diferenciadas de utilidade pública que todos os emblemas devem honrar. O conceito inovador de Comunidade de Energia que agora nasce em torno do Estádio do Restelo aproxima o Belenenses dos seus vizinhos e de toda a comunidade envolvente, laços que naturalmente o clube procura criar e preservar em permanência”.

A Energia Unida é líder de mercado na implementação de Comunidades de Energia contando com de 11 projetos, correspondendo a cerca de 5MW, de norte a sul do país, em diferentes setores como indústria, serviços, agroalimentar e turismo.

Prevê instalar mais de 10 MWp este ano, com um investimento associado de cerca de 7 milhões de euros.

Esta capacidade instalada corresponde à produção de 14.750MWh/ano, energia suficiente para fornecer aproximadamente 5.000 famílias e evitar a emissão de 3.915 toneladas de CO2 para a atmosfera.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading