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Navigator e P2X Europe fecham acordo de princípio para produção de combustível verde para a aviação

A The Navigator Company e a empresa alemã P2X Europe celebraram um acordo de princípio para a criação de uma joint venture – a P2X Portugal – para desenvolver uma unidade industrial de última geração para produzir, em larga escala, combustíveis não fósseis para o setor da aviação, também conhecidos como e-SAFs (e-Sustainable Aviation Fuels) – jet-fuel (querosene) sintético, neutro em carbono, produzido a partir de hidrogénio verde e CO2 biogénico.

Este projeto tira partido da elevada competitividade de Portugal na produção de energia renovável (solar e eólica) e do CO2 biogénico gerado pelas biorrefinarias da Navigator que utilizam como recurso as florestas sustentáveis.

Em conjunto, estes são os dois elementos críticos para o sucesso da produção à escala industrial de jet-fuels sintéticos net-zero (neutros em carbono), com vista à descarbonização da indústria da aviação.

joint venture reúne por um lado o vasto know-how da P2X Europe, precursora no desenvolvimento de projetos PtL (Power-to-Liquids) a nível internacional e trader experiente de combustíveis líquidos, e por outro lado a vasta experiência industrial da Navigator na gestão de biorrefinarias e florestas sustentáveis.

A P2X Portugal é uma aliança pioneira que tem como objetivo ser uma referência internacional no desenvolvimento e comercialização em larga escala de produtos inovadores de combustíveis sintéticos para o setor da aviação.

Portugal encontra-se numa posição única para desenvolver um novo cluster de produção de derivados de hidrogénio verde, como os combustíveis sintéticos, criando emprego, fomentando exportações e assegurando um papel de liderança no estabelecimento de uma bioindústria assente em florestas sustentáveis, que será fundamental para a ambicionada descarbonização do setor dos transportes.

A instalação da P2X Portugal no complexo industrial da Navigator na Figueira da Foz marca um passo fundamental para Portugal e para a Europa no caminho para a construção de um ecossistema totalmente integrado de produção de combustíveis verdes.

Um projeto único

joint venture P2X Portugal reúne empresas líderes em tecnologia e engenharia e integra toda a cadeia de valor do processo, incluindo a captura de até 280.000 toneladas por ano de CO2 biogénico e várias centenas de megawatts de nova capacidade de energia renovável.

O projeto visa atingir uma capacidade total de produção de eFuel (eSAF) de 80.000 toneladas por ano assim que totalmente desenvolvido.

Para as duas primeiras fases de desenvolvimento, o investimento do projeto totalizará cerca de € 550-600 milhões na instalação de produção de H2 verde, na infraestrutura e processo de captura de CO2 biogénico, e na capacidade de produção de 40.000 toneladas por ano de crude e combustível sintético.

O Governo português concedeu ao projeto PtL da P2X Portugal o estatuto Projeto de Interesse Nacional (PIN), o que constitui um testemunho da relevância e qualidade global do projeto da P2X Portugal.

Sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes e a uma decisão final de investimento positiva prevista para meados de 2023, o Projeto está programado iniciar a operação comercial no primeiro semestre de 2026.

As condições precedentes exigidas para uma Decisão Final de Investimento positiva incluem, entre outras, (i) disponibilidade de energia renovável a preços competitivos (tipicamente eólica e solar), (ii) adequado enquadramento regulatório para a produção de Hidrogénio Verde, a definir no EU Delegated Act atualmente em discussão em Bruxelas, (iii) acordos de off-take satisfatórios com companhias aéreas de referência, e (iv) obtenção de incentivos adequados ao investimento proporcionados pela União Europeia e pelo Governo Português.

joint venture está em processo de obtenção de autorização das autoridades anti-trust da UE.

Vantagens da localização em Portugal e CO2 biogénico de base florestal da Navigator

Portugal oferece condições e políticas de apoio que deverão permitir um crescimento rápido da capacidade de produção de combustíveis sintéticos verdes, alinhado com a regulação climática da UE, que estabelece várias metas obrigatórias para o uso de eFuels em substituição gradual de combustíveis fósseis.

As principais vantagens da localização em Portugal incluem o acesso competitivo a eletricidade 100% renovável (solar e eólica) como elemento primário para a produção de hidrogénio verde, bem como a uma das fontes de dióxido de carbono biogénico mais importantes disponíveis na Europa: a biorrefinaria da Navigator localizada na Figueira da Foz, que gera CO2 biogénico derivado do processamento de biomassa de florestas sustentáveis.

Forte compromisso com a sustentabilidade

Em consonância com os seus objetivos de liderança de mercado, a P2X Portugal não comprometerá a sustentabilidade da sua operação.

A unidade rejeita fontes fósseis de carbono não qualificadas e opta por fluxos de carbono biogénico de florestas certificadas e sustentáveis.

O CO2 biogénico é originalmente sequestrado da atmosfera por fotossíntese e armazenado nas árvores.

O uso de material florestal sustentável em processos industriais de biorrefinaria da Navigator conduz a emissões biogénicas de CO2, assegurando um ciclo de carbono sem emissões (net zero cycle).

O produto final da P2X Portugal (eSAF) será portanto resultado de um processo de transformação totalmente sustentável, iniciado com eletricidade renovável (solar e eólica) e com a fotossíntese em florestas sustentáveis.

Através deste processo, a P2X Portugal irá na prática armazenar energia solar e eólica num combustível líquido sintético.

Perspetivas futuras

O projeto contribuirá para o desenvolvimento de uma nova cadeia de valor estratégica em Portugal, bem como para a concretização das principais iniciativas da UE na área climática, nomeadamente o Green Deal, a EU Hydrogen Strategy e a REPowerEU.

O Parlamento Europeu tomou recentemente uma decisão histórica sobre a regulação dos combustíveis de aviação, estabelecendo metas vinculativas para a substituição do jet-fuel convencional (querosene) por combustível de aviação sustentável (SAF) em geral e, em particular, pelos combustíveis sintéticos verdes à base de hidrogénio produzidos a partir de fontes de energia renováveis (eSAF).

Combustível de aviação sustentável (SAF/eSAF)

Os Sustainable Aviation Fuels (SAF) baseados em Power-to-Liquids (PtL), também conhecidos como eSAF, são a alavanca mais importante para descarbonizar o setor da aviação.

Para grandes aeronaves e voos de longa distância, o eSAF sintético será a única opção viável para diminuir as emissões de carbono.

O eSAF (eKerosene) derivado de PtL, gerado a partir de eletricidade renovável e fontes biogénicas de CO2, como a P2X Portugal irá produzir, é especialmente promissor, pois reduz as emissões de carbono em 90 a 100% por comparação com o combustível de aviação convencional.

[1]FSC – Forest Stewardship Council® (Licença n.º FSC® – C010852)
[2] PEFC – Programme for the Endorsement of Forest Certificationschemes (Licença n.º PEFC/13-23-001)

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