22.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 16, 2022
No menu items!
InícioRegionalPENAMACOR: Município e alunos promovem leitura junto da comunidade escolar

PENAMACOR: Município e alunos promovem leitura junto da comunidade escolar

O Município de Penamacor produziu e editou novelas gráficas pedagógicas, numa estratégia de promoção da leitura e escrita criativa, realizada pelos alunos da turma A do 4º anodo 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS).

O trabalho realizado por referidos alunos surgiu com uma metodologia diferenciada de escrita criativa.

Com a utilização de dados ilustrados com diversos pictogramas, os alunos foram desafiando o lançá-los e a partir das combinações apresentadas, foi possível imaginário e criarem histórias.

Os pictogramas servemam como elementos constituintes para a construção da narrativa.

Como propostas criativas apresentadas foram muito diversificadas e interessantes, não só pela criatividade demonstrada pelos alunos mas também pelos materiais utilizados em sua ilustração, e registadas em formato de histórias gráficas.

Os principais objetivos desta iniciativa foram fundamentalmente promover a dinamização de momentos desafiantes de trabalho de grupo e estimular a criatividade na produção literária.

A par destes propósitos a execução desta atividade constitui-se, ainda, como uma medida diferenciada e orientada para a promoção do sucesso escolar, promoção da inclusão escolar e prevenção do abandono escolar precoce.

Além desta produção e edição, os alunos do 6º ano da turma B do AERS, Rafael Rolo e Tomás Próspero, com a colaboração do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), dinamizaram três sessões de leitura para os alunos que frequentam a EB1.

Os dois alunos, que integram o clube de leitura prepararam as histórias “A casa da Mosca Fosca”, dirigida aos alunos do pré-escolar, com dinamização de ateliê de desenho; o “Olharapo”, dirigida aos alunos do 1º e 2º anos; e “A Rita encolheu e agora?”, dirigida aos alunos do 3º e 4° anos.

Esta iniciativa pretendeu promover o sucesso escolar e dinamizar o clube de leitura, tendo tido grande aceitação junto da comunidade escolar.

O Plano Integrado e de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: