22.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 16, 2022
No menu items!
InícioDesportoTÉNIS: Portugal recebe Campeonato do Mundo de Veteranos com 450 jogadores de...

TÉNIS: Portugal recebe Campeonato do Mundo de Veteranos com 450 jogadores de 32 países

  • Jamor, CIF e Estoril servem de palco à competição

  • Portugal representado nos escalões de +30, +35, +40 e +45

Três anos depois, o melhor do ténis mundial de veteranos regressa a solo português, com a Federação Portuguesa de Ténis e a Federação Internacional de Ténis a organizarem, entre os dias 31 de julho e 13 de agosto, o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas e Individual (ITF World Team & Individual Championships) em Oeiras, Lisboa e Cascais.

Se em 2019 organizou o Campeonato do Mundo de Veteranos dos escalões de +50, +55 e +60, em 2022 a Federação Portuguesa de Ténis voltou a receber a confiança da Federação Internacional de Ténis, desta vez para acolher as competições nos escalões de +30, +35, +40 e +45, que trarão aos concelhos de Oeiras, Lisboa e Cascais centenas de jogadores e, entre eles, vários nomes consagrados da modalidade.

Entre a comitiva portuguesa, destacam-se os ex-profissionais Rui Machado (ex-59.º ATP), Frederico Gil (finalista do Estoril Open em 2010, ex-número 62 do ranking ATP e vice-campeão mundial de veteranos em 2021), Neuza Silva (ex-133.ª do ranking WTA), Frederica Piedade (ex-142.ª WTA) e Sofia Prazeres (ex-152.ª WTA).

A primeira semana de competição está reservada ao Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas, que acontece entre os dias 31 de julho e 5 de agosto em três clubes: Complexo de Ténis do Jamor (o “palco principal), em Oeiras, Club Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, e Clube de Ténis do Estoril, em Cascais.

O torneio por equipas distribui-se pelos escalões de +35, +40 e +45 e contará com aproximadamente 450 jogadores de 119 seleções, em representação de 32 países.

Portugal estará representado nos três escalões com equipas femininas e masculinas, que ao longo da primeira semana entrarão em ação nos vários palcos.

Seleção feminina +35: Neuza Silva (capitã), Frederica Piedade, Rita Freitas e Patrícia Couto

Seleção masculina +35: Rui Machado (capitão), Frederico Gil, Gonçalo Nicau e José Ricardo Nunes

Seleção feminina +40: Inês Moura (capitã), Isaura Faria, Bárbara Lopes e Isabel Ferro

Seleção masculina +40: Mauri Brito Gomez (capitão), Matthieu Garcia, João Marques, João Silva

Seleção feminina +45: Dominika Gorecka (capitã), Sofia Prazeres, Magda Leal e Sandra Valente

Seleção masculina +45: Luís Sousa Pinto (capitão), David Coelho, António Moura e Lourenço Lima.

ITF World Team Individual Championships 2022 – cerimónia 2019

Na segunda semana de competição (6 a 13 de agosto), o Campeonato do Mundo de Veteranos Individual será disputado por cerca de 400 jogadores nos escalões de +30, +35, +40 e +45, mas a lista final de participantes só será conhecida no dia 2 de agosto.

“Estou muito contente pela confiança que a Federação Internacional de Ténis depositou em nós para voltarmos a organizar o Campeonato do Mundo de Veteranos e também pelo facto de termos conseguido reunir ex-profissionais que ao longo da primeira semana vão representar a seleção portuguesa”, afirmou Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, no lançamento do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas e Individual.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: