Entrou em vigor, no passado dia 1 de junho, a Convenção que procedeu à atualização do tarifário para prestação do serviço de transporte de passageiros em táxi, que acomoda um aumento médio global das tarifas de 8,05 %, após a última atualização de janeiro de 2013.
De acordo com a Convenção, a programação do novo tarifário, a verificação metrológica e a selagem dos taxímetros deveriam ser efetuadas até 31 de julho.
O Instituto Português da Qualidade, I. P., que assegura e gere o sistema de controlo metrológico legal dos instrumentos de medição e reconhece entidades competentes para o exercício delegado desse controlo, está a garantir a efetiva cobertura nacional deste controlo, bem como a capacidade instalada pelos Organismos de Verificação Metrológica de Taxímetros.
Considerando a capacidade atualmente instalada para cerca de 11.800 verificações mensais e uma rede de entidades capaz de dar resposta às necessidades de verificação metrológica, registou-se, no mês de junho, uma taxa de atualização dos taxímetros de cerca 41 % e, no mês de julho, uma taxa de atualização de cerca 37 %.
A atualização dos taxímetros decorreu, assim, com a normalidade desejada, contabilizando-se mais de 9.200 viaturas verificadas metrologicamente.
O sistema de verificações atualmente implementado está dotado de uma capacidade reforçada face à anteriormente existente, dependendo sempre dos proprietários dos veículos promover o agendamento da respetiva verificação metrológica.
Ressalva-se que, enquanto a atualização não for efetuada no respetivo taxímetro, os consumidores continuam a pagar o serviço de acordo com a tarifa antiga.