11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioDesportoJUDO: Matilde Gonçalves alcança um honroso 7º lugar no Festival Olímpico da...

JUDO: Matilde Gonçalves alcança um honroso 7º lugar no Festival Olímpico da Juventude Europeia

A judoca Matilde Gonçalves representou Portugal no Festival Olímpico da Juventude (FOJE) na modalidade judo que decorreu na República da Eslováquia, Basnká Bystrica, entre os dias 26 e 29 de Julho. 

Este evento europeu é organizado sob a égide dos Comités Olímpicos da Europa, contanto nesta edição com 2500 atletas de 48 países com atletas entre os 14 e 18 anos de idade e normalmente realiza-se de 2 em 2 anos.

Matilde Gonçalves

Dada a pandemia, este evento de 2021 foi este ano retomado.

A alcainense Matilde Gonçalves integrou a comitiva portuguesa que contou apenas com 63 atletas de 8 modalidades: judo, andebol, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, natação e ténis.

No judo apenas foram selecionados 10 atletas.

Matilde  Gonçalves juntou-se à equipa na sede do Comité Olímpico de Portugal no dia 22 de julho e partiu para a Eslováquia no dia seguinte, com toda a comitiva.

A judoca de Alcains que participou em Junho no Campeonato da Europa de Cadetes na Croácia, fez a sua estreia neste Festival Olímpico no dia 26 de julho na categoria -44kg.

No seu primeiro combate defrontou a francesa Clara Mermet e no segundo combate a Polaca Oliwia KoZuch, tendo alcançado um honroso 7º lugar na sua categoria de peso.

A peso pluma da equipa ainda fez parte dos selecionados para participar na competição por equipas mistas, no entanto Portugal cedeu frente à Alemanha logo no primeiro encontro, não conseguindo passar à fase seguinte.

Tal como explica a Chefe de Missão pelo Comité Olímpico de Portugal, Catarina Monteiro, para muitos é a primeira experiência num evento internacional desta dimensão e o primeiro contacto com a realidade olímpica.

De relembrar que neste evento desportivo participaram as albicastrenses, Mariana Milheiro no FOJE 2009 em Tampere (Finlândia), e Ana Hormigo nas JOJE, Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia, em Lisboa 1997.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading