23.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalAldeia de Vilas Ruivas em Ródão retoma festas em honra de N....

Aldeia de Vilas Ruivas em Ródão retoma festas em honra de N. Srª do Castelo

Após dois anos de interregno, realizam-se nos próximos dias  13, 14,15,16  e 17 de agosto, na aldeia de Vilas Ruivas, as festas em honra de Nossa Senhora do Castelo. As festas da Aldeia de Vilas Ruivas são as mais antigas e tradicionais festas que se realizam no concelho de Vila Velha de Ródão e também das mais antigas do próprio distrito de Castelo Branco, remontando ao século XII.

Diz a tradição, que já em pleno século XII, “os povoados circundantes ao castelo se deslocavam para aquela zona envolvente, onde durante três dias, talvez entre a páscoa e o final de agosto) participavam nos festejos que ali se realizavam todos os anos”. Talvez por esse facto, em tempos, a festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, era realizada em Vilas Ruivas, entre meados de março e meados de abril, passando mais tarde, a realizar-se sempre em agosto.

Por esse motivo, e para homenagear a Santa Padroeira de Vilas Ruivas, os festejos começam logo dia 13 de Agosto , na Ermida de Nossa Senhora do Castelo com jantar volante organizado , como sempre, pela juventude da Aldeia, onde o objetivo é o convívio e o de “matar saudades” de todos aqueles que estão distantes.

Para este ano, os dias da festa têm um bom cartaz, com a comissão de festas a apostar no Grupo Musical “ TRIO MARAVILHA” para o dia 14 de Agosto, considerados atualmente os “REIS DO BAILE” na área metropolitana de Lisboa. Uma banda que normalmente se faz acompanhar com uma legião de fãs de quem gosta e aprecia a dança, de gente alegre e bem disposta, como se tem verificado nas suas participações  em programas vespertinos da SIC e TVI. Pelo que já vimos, é espetáculo garantido e uma noite muito animada, que muito promete em Vilas Ruivas até às tantas da manhã. A não perder !

Também no dia 15 de agosto,  o Grupo Musical “ OS DAS CALDAS”, das Caldas da Rainha,  apresentam-se em palco, onde a música popular portuguesa, o funaná, o kisomba e o kuduro serão os “reis da noite”. Trata-se de um grupo que tem participado em grandes eventos na Cidade das Caldas da Rainha, e que tem merecido elogios às suas atuações pela maneira como consegue animar um baile à medida do seu vasto reportório.

A par da festa pagã realiza-se no dia 15 de agosto, pelas 17.30 horas no Largo Principal da Aldeia de Vilas Ruivas , a Eucaristia em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

Presidida pelo Revº Padre Escarameia, a eucaristia é o ponto alto das festividades da aldeia de Vilas Ruivas, onde a enorme e devota fé por Nossa Senhora do Castelo, a todos comove. Sempre muito participada, a eucaristia vai levar até ao Largo Principal da Aldeia de Vilas Ruivas, muitas centenas de fiéis, particularmente também muitos jovens estudantes e ex-estudantes, que têm enorme devoção à santa, tradicionalmente chamada a “santa dos estudantes”, já que, nas suas batinas, principalmente nos jovens era frequente ver-se a imagem da Senhora do Castelo, como devoção e fé estudantil. Uma secular tradição na aldeia de Vilas Ruivas que remonta ao século XII.

No dia 16 de Agosto, e para além dos jogos tradicionais durante a tarde no Largo Principal, a noite será do “MAGO DAS TECLAS”, Fábio Bastinho, de Cernache de Bonjardim, que a partir das 22.00H, dará início ao grandioso baile que muito promete face ao virtuosismo do Fábio em palco.

Dia 17 de Agosto é dia de cantar os parabéns ao GAVR- Grupo de Amigos de Vilas Ruivas que completam 18 anos, a maioridade, e cuja fundação nasceu da ideia de meia dúzia de jovens que adoram a aldeia. Uma obra ímpar que está em Vilas Ruivas e que vai melhorando ano após ano no que concerne às suas infra estruturas.

No recinto das Festas, haverá um esmerado serviço de bar, com bebidas frescas e variados petiscos. A partir das 18,30H , será aberto no Largo Principal da Aldeia o espaço de comida e petiscos, para satisfazer, o paladar mais exigente de todos aqueles que queiram visitar a Aldeia de Vilas Ruivas nestes dias de festejos em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

PROGRAMA

DIA 13 DE AGOSTO

21.00 H – JANTAR CONVÍVIO ANUAL DA JUVENTUDE DA ALDEIA NA ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO

DIA 14 DE AGOSTO

11.00 H – ALVORADA COM AS APARELHAGENS SONORAS OCTÁVIO, DO MARMELAL (FRATEL-VILA VELHA DE RÓDÃO)

17.00 H – ABERTURA DA KERMESSE NO LARGO PRINCIPAL DA ALDEIA

22.00 H – GRANDIOSO BAILE COM A BANDA TRIO MARAVILHA, DE LISBOA

DIA 15 DE AGOSTO

11.00 H – ALVORADA COM AS APARELHAGENS SONORAS OCTÁVIO

16.30 H – ABERTURA DA KERMESSE NO LARGO PRINCIPAL DA ALDEIA

17.30 H – MISSA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO NO LARGO PRINCIPAL DA ALDEIA

22.00 H – GRANDIOSO BAILE COM O GRUPO MUSICAL “ OS DAS CALDAS “, DAS CALDAS DA RAINHA

DIA 16 DE AGOSTO

  •  ALVORADA COM AS APARELHAGENS SONORAS OCTÁVIO

17.00H – ABERTURA DA KERMESSE NO LARGO PRINCIPAL DA ALDEIA

17.00H – JOGOS POPULARES PARA AS CRIANÇAS DA ALDEIA E TORNEIO DE SUECA

22.00H – GRANDIOSO BAILE COM FABIO BASTINHO, DE SERNACHE DE BONJARDIM

01.00H – NOMEAÇÃO DA COMISSÃO DE FESTAS PARA O ANO DE 2023

DIA 17 DE AGOSTO

13.00 H – ALMOÇO COMEMORATIVO DO 18º ANIVERSÁRIO DO GRUPO DE AMIGOS DE VILAS RUIVAS.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: