O aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima nestes três distritos, para os que estão previstos 37 graus em Bragança, 35 em Vila Real e 30 na Guarda, vigora até às 18:00 de hoje, de acordo com a informação publicada no ‘site’ do IPMA.

O Grupo Central dos Açores, constituído pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, está sob aviso laranja, mas devido à previsão de chuva forte até às 09:00 locais de hoje (10:00 em Lisboa), passando a aviso amarelo a partir do meio-dia (13:00 em Lisboa).

Na escalada de avisos do IPMA, que tem o vermelho como o mais grave, a laranja refere-se a uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e a avisa amarela para uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA informa ainda que os distritos de Viana do Castelo e do Porto estão hoje com risco elevado de exposição aos raios ultravioleta (UV) e os restantes distritos de Portugal continental em risco muito elevado, assim como a Região Autónoma da Madeira e a ilha das Flores, nos Açores.

Como ilhas açorianas Terceira e São Miguel estão em risco elevado de exposição aos raios ultravioleta (UV).

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo, sendo que nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, camiseta, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Conforme previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para Portugal continental, apontam para céu nublado pouco ou limpo, apresentou períodos de muito nublado no litoral oeste até a final da manhã, nebulosidade que pode persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Há também a possibilidade de ocorrência de chuviscos em alguns locais do litoral Norte e Centro.

O vento soprará em geral fraco, predominando do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e sendo por vezes forte (até 40 km/h)do quadrante norte nas terras da região Norte até a final da manhã e a partir da final da tarde.

Para a Madeira, prever-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade na vertente norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo.

O vento está fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

Nos Açores, grupo central, são esperados períodos de céu muito nublado com abertas, e períodos de chuva e aguaceiros, por vezes forte, na madrugada e manhã.

Há ainda Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

No Grupo Ocidental (ilhas do Corvo e Flores), o céu terá períodos de muito nublado com boas abertas, com aguaceiros fracos.

Para o Grupo Oriental, (ilhas de Santa Maria e São Miguel), como previsões também apontam para períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros a partir da tarde.