16.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 6, 2022
No menu items!
InícioCultura“Fios de Aço” na Casa da Cultura da Sertã

“Fios de Aço” na Casa da Cultura da Sertã

Até 30 de setembro

Durante os meses de agosto e setembro, a Casa da Cultura da Sertã acolhe a exposição de esculturas em fio de arame elaboradas pela técnica de filigrana.

Da autoria de Jorge Marquez, estão em exposição 15 esculturas seleccionadas pelo autor que apresentam diversos instrumentos musicais (violas, guitarras, saxofone, piano de cauda e harpa) assim como uma Vespa, uma bicicleta e um flamingo.

Todas as peças em exposição são acompanhadas por poemas da autoria de Rosa Couto.

Nascido em Lisboa em 1957, o percurso artístico de Jorge Marquez já passou pela pintura em diversos materiais como pastel, óleo, aguarela e aerografia.

Participou como aderecista no teatro, na Expo de Sevilha, nas marchas populares de Lisboa e na trilogia “Guerra das Estrelas” em Lisboa.

As suas obras já percorreram exposições em diversos locais em Portugal e no estrangeiro: Itália, Espanha e Suíça. Em 2017, Jorge Marquez dedicou-se à escultura utilizando a técnica da filigrana, através da reutilização de sucata, arame e ferro como matérias-primas.

Participou em inúmeras feiras de artesanato, de onde se destaca a FIA – Feira Internacional de Artesanato.

Em 2018 construiu à escala real um Jaguar XK120, encomendado pelo Museu Automobilístico e da Moda de Málaga.

Construída com arame e ferro utilizando a técnica de filigrana, a obra encontra-se exposta no referido museu.

Atualmente,reside no concelho de Oleiros e encontra-se a desenvolver esculturas em filigrana com o objetivo de criar um museu de arte viva, onde possa expor as suas esculturas e pinturas e, ao mesmo tempo, executar as suas peças demonstrando a sua técnica ao vivo.

A exposição “Fios de Aço” poderá ser apreciada até 30 de setembro na Casa da Cultura da Sertã, de segunda a sexta-feira,das 9 às 17 horas, e aos fins de semana sempre que decorram eventos naquele espaço.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: