16.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 6, 2022
No menu items!
InícioCulturaCâmara de Idanha-a-Nova e DGARTES formalizam apoio à programação do CCR

Câmara de Idanha-a-Nova e DGARTES formalizam apoio à programação do CCR

Na presença do Ministro da Cultura

Na passada quinta-feira, 4 de agosto, foi assinado o contrato entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Novae a Direção-Geral das Artes (DGARTES) no âmbito do apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

A cerimónia decorreu no Centro Cultural Raiano (CCR), equipamento que em 2021 aderiu à RTCP e tem agora a sua programação apoiada.

Presente na sessão, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, começou por destacar “o exemplo que Idanha tem dado ao país como grande investimento que faz nas áreas da cultura e das artes”.

“Em Idanha há uma combinação feliz entre aquilo que é a preservação da identidade e do património cultural e a aposta na modernidade, no arrojo e na capacidade de olhar para o futuro”, continuou o governante.

Durante a assinatura

“O Centro Cultural Raiano é um exemplo de uma ideia visionária que criou novas centralidades no país”, concluiu Pedro Adão e Silva.

Em 2021, o Centro Cultural Raiano passou a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses,constituída por 81 entidades artísticas que funcionam em rede, tendo em vista uma oferta cultural de qualidade e diversificada, de forma regular e contínua, com o objetivo de promover a correção de assimetrias, a descentralização e a coesão territorial.

No âmbito do contrato agora celebrado, a DGARTES concede à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, no quadriénio 2022-2025, um montante de duzentos mil euros para apoio à programação do CCR, ficando a cargo do Município um investimento de igual valor.

A programação deste ano já começou a ser executada, com espetáculos de teatro, música, ações de mediação de públicos e residências artísticas. Da programação futura, destaque para o Mês da Música em outubro, que em Idanha-a-Nova se celebrará entre 30 de setembro e 4 de novembro de 2022.

Na assinatura do contrato, o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, sublinhou que “descentralizar a cultura é investir na coesão económica e social, e a parceria que hoje celebramos entre a Administração Central e a Administração Local é determinante no desenvolvimento da estratégia que temos para o nosso concelho e para a região”.

Por seu lado, o Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, lembrou que “a RTCP era um desejo antigo das autarquias e dos agentes culturais. A criação daRede permite apoiar atualmente a programação cultural de 39 espaços no país”, um número que deverá crescer em breve.

Refira-se que a atribuição do apoio da DGARTES acontece num ano em que o Centro Cultural Raiano se encontra a celebrar o seu 25º aniversário.

Ao longo dos anos, o CCR tem concretizado uma intervenção social e cultural contínua, transversal e inclusiva, envolvendo indivíduos e comunidades nos processos de salvaguarda, valorização e disseminação cultural.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: