19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaIdanha com três espetáculos apoiados pelo Projeto 5

Idanha com três espetáculos apoiados pelo Projeto 5

Música, dança e novas tecnologias

No âmbito do Projeto 5, Idanha vai receber três espetáculos em agosto: “As mais belas canções de umor!” do Reportório Osório, “Coração Raiano” da Vortice Dance Company e “Mar Lusitano” da Academia Óbidos Dance.

No dia 19 de agosto, às 21h30, o espetáculo “As mais belas canções de umor!” será apresentado pelo Reportório Osório no Jardim dos Antónios, em Idanha-a-Nova.

É uma coleção de canções que alia a escrita sagaz de Luís Fernandes à magistral música de Luís Cardoso.

Um desfiar de histórias pessoais no masculino, quase sempre íntimos, do dilema ao dilúvio em poucas estrofes.

Companhia de dança Foto Vortice

O cotidiano das relações afetivas transformadas em canções irónicas (para não chamar hero heroias), em que a teatralidade da interpretação só reforça o perfil de cada personagem.

No dia seguinte, 20 de agosto, estreia-se”5 Sentidos: Coração Raiano”. Trata-se de uma criação original que cruza dança, música e novas tecnologias (videografia e videomapping) e resulta de um processo criativo da Companhia de Dança Vortice.

O espetáculo terá lugar às 22h00 no Pátio do Palácio Manzarra (ESGIN).

É apresentado em itinerância por cinco municípios que integram o Projeto 5 (2.0), num formato inovador que promove o envolvimento da comunidade local.

Concebido e desenvolvido a partir de uma temática transversal aos municípios – os 5 Sentidos – em cada um é apresentado um espetáculo único por contar com a participação das comunidades no processo criativo e performativo.

Por fim, no dia 27 de agosto, às 21h30, a Academia Óbidos Dança apresenta “Mar Lusitano” na Sé de Idanha-a-Velha.

Em várias formas de dança, desde viagens mais calmas a mais atribuladas, neste espetáculo de dança vai dançar-se o fado e o lírico.

Do contemporâneo ao balé, da dança de salão ao hip hop, dançar-se-ão as viagens dos descobrimentos, ao som da música portuguesa.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita (mais informações: 277 202 900 / ccr@idanha.pt).

Os espetáculos integram a programação do Projeto 5 (2.0) – 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

*Foto de capa: Reportorio-Osorio

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading