23.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 24, 2022
No menu items!
InícioCulturaPalestra sobre a Poesia de Fernanda de Castro

Palestra sobre a Poesia de Fernanda de Castro

A Real Associação da Beira Interior leva o efeito no dia 03 de setembro de 2022, sábado, às 18 horas e na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, a palestra – recital “Já Leram a Poesia de Fernanda de Castro?”, levada a efeito pelo poeta António Salvado.

Fernanda de Castro (nome literário de Maria Fernanda Teles de Castro e Quadros) nasceu em Lisboa em 1900, foi casada com o jornalista amigo de Fernando Pessoa António Ferro, foi mãe do ensaísta e poeta António Quadros e avó da escritora Rita Ferro.

Poeta, romancista (“O Veneno do Sol” seu livro mais conhecido), romancista para crianças (“Aventuras de Mariazinha”), dramaturga (“Naufrágios”, a sua peça mais célebre várias representadas vezes), é como autora de livro de poemas que um cartaz a melhor conhece: Manhã (1919), Dança de roda (1920), Cidade em flor (1924), Jardim (1928), Daqui e dalém alma (1935), 39 poemas (antologia, 1941), Exílio (1952), Asa no Espaço (1955), A ilha da grande solidão (longo poema em traços autobiográficos, 1962), África raiz (poema de conteúdo ultramarino, 1960), Poesia (1970) – são os livros de poemas. A tradução que realizou das “Cartas a um jovem poeta” de R. M. Rilke contribuíram em muito para o conhecimento deste genial poeta alemão em Portugal.

Como escreve António Salvado, em sua “Antologia da poesia feminina portuguesa”, a sua poesia, densa de vigor pessoal, sempre fiel aos cânones líricos que a determinam, concretiza-se num universo criativo cheio de alma romanticamente vibrátil com todos os tremores íntimos e mais recônditos ou com os sentimentos humanos bemss pelos afeções da vida. E dai essa comunhão tão nobre está naturalmente expressiva de experiências pessoais variadas com a atenção firme às circunstâncias da pobreza e da tristeza “de alguns”.

Fernanda de Castro faleceu em Lisboa em 1994.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: