19.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Outubro 7, 2022
No menu items!
InícioRegionalObservação de aves já pode ser realizada junto ao Rio Ocreza

Observação de aves já pode ser realizada junto ao Rio Ocreza

Numa encosta do rio Ocreza, junto à localidade de Padrão, foi instalada uma casa de madeira para observação de aves, num projeto que recebeu o apoio de 7.000,00 € no âmbito do Orçamento Participativo de 2020, na sequência da proposta apresentada pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Padrão.

Com acesso junto à sede da coletividade, na antiga escola primária da localidade, o local tem vista desafogada sobre o vale que termina no Rio Ocreza, possibilitando paisagens únicas.

Para valorização deste espaço, a Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval colocou um baloiço – o Baloiço do Peixe do Rio -, que beneficia do enquadramento paisagístico de uma zona do concelho que também recebeu uma das obras de arte do projeto Esporo: seguindo pela mesma estrada em direção ao rio é possível ver as duas plataformas flutuantes criadas pelo Coletivo Til, peça que recebeu o nome de “O Regolfo”.

De acordo com Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia, toda esta zona será beneficiada com a plantação de arbustos e árvores de sombra, será colocado um ponto de água, caixote do lixo e uma proteção em madeira, havendo igualmente outros projetos que poderão enriquecer este local.

Quanto à estrutura de observação de aves, pode ser utilizada a qualquer momento, sendo apenas necessária paciência para aguardar que elas se façam presentes.

Para além das espécies mais comuns no concelho (perdiz, pardal, pintassilgo, melro, corvo, rouxinol ou mergulhões), nesta zona mais a sul são frequentes as cegonhas – brancas e pretas -, as garças cinzentas e os patos bravos, podendo ainda ser avistadas algumas aves de rapina, além de grifos e abutres.

Adicionalmente, podem ainda ser avistados coelhos, lebres, saca rabos, gato bravo, texugos, ginetas, javalis, corsos e, menos frequente, veados.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: