23.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 24, 2022
No menu items!
InícioCultura“Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá” com diversas iniciativas...

“Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá” com diversas iniciativas a 21 de agosto na Sertã

No âmbito do projeto Território 5 Sentidos, a vila da Sertã acolhe a 21 de agosto uma série de iniciativas integradas na “Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá”.

O projeto une os Municípios da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal, e tem como objetivos a promoção artística e coesão territorial.

No dia 21 de agosto, às 16 horas, decorrerá no Convento da Sertã Hotel a apresentação do Roteiro Literário “Breviário do Tempo Contado”, livro que tem como premissa as estátuas edificadas nos três municípios.

O conceito do roteiro turístico é orientado para a valorização da componente histórica e natural transversal aos territórios, sendo que o projeto cruza várias disciplinas artísticas.

Para a elaboração deste roteiro, à Sertã deslocaram-se os escritores David Machado, Renato Filipe Cardoso e Rosário Pedreira.

Castanheira de Pera recebeu os autores Miguel Manso, Miguel Real, Paulo Moreiras e Pedro Seromenho, enquanto que Afonso Cruz, Cristina Drios e Cristina Taquelim estiveram presentes em Pombal.

Álvaro Laborinho Lúcio fez a ponte e combinação entre os textos e territórios.

Após a apresentação do roteiro literário, decorrerá, no mesmo dia e no mesmo local, às 17h30 a inauguração da exposição das ilustrações das estátuas integrantes do Breviário Ilustrado do Tempo Contado.

As ilustrações foram elaboradas por Cátia Vidinhas, Alex Gozblau, André Neves, Marta Madureira, Sebastião Peixoto, Margarida Botelho, Ana Biscaia e Tiago Galo.

Mais tarde, às 19 horas, no cimo da vila da Sertã, junto ao Busto de Ângelo Pedro Farinha terá início um percurso poético que percorrerá diversos bustos e estátuas: Ângelo Pedro Farinha, Guilherme Nunes, Pelourinho, Pe. Manuel Antunes, Rogério Lucas, Nuno Álvares Pereira, António Barroso e Libânio Vaz Serra.

As inscrições no percurso poético são gratuitas e deverão ser feitas até 18 de agosto para o e-mail turismo@cm-serta.pt .

A programação encerra a 21 de agosto às 21h30m no Cineteatro Tasso do Clube da Sertã, com o espectáculo de música jazz e bossa nova “Rua das Pretas. Um copo de fado, dois de bossa nova”.

Trata-se de um colectivo musical lusófono criado e dinamizado por Pierre Aderne.

A entrada é livre.

Recorde-se que, no âmbito do projeto Território 5 Sentidos, decorreu a 24 de junho, no concelho da Sertã, a apresentação da Rota Botânica e o festival de Estátuas Vivas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: