23.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 24, 2022
No menu items!
InícioCulturaBiblioteca Geral da Universidade de Coimbra recebe doação de livro do século...

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra recebe doação de livro do século XVII

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) recebeu a doação do livro “Comentários ao profeta Ezequiel”, de Frei Heitor Pinto, impresso no século XVII.

Apesar de não ser a obra mais conhecida do autor, trata-se de uma edição tardia impressa em Colónia (Alemanha), em 1615.

Sobre a importância desta doação, o Diretor Adjunto da BGUC, A. E. Maia do Amaral, destaca que «Frei Heitor Pinto foi uma pessoa que esteve ligada à Universidade de Coimbra, onde foi professor [de Escritura]. Foi um dos autores que teve maior voga na Europa, no seu tempo. Durante o século XVI era lido por toda a Europa».

Acrescenta ainda que «é uma edição tardia desta obra exegética sobre o profeta Ezequiel, mas é uma obra que nós não tínhamos. Verificámos também que esta edição exata parece não existir em biblioteca nenhuma em Portugal».

A obra chegou à Biblioteca Geral da UC pelas mãos de Carlos Fortes, que a resgatou à porta de uma loja de artigos em segunda mão, em Leiden, na Holanda, no meio de outras obras prontas a ir para o lixo.

O doador apercebeu-se de que tinha em sua posse uma peça relevante do património cultural português e decidiu doá-la à BGUC.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: