23.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 24, 2022
No menu items!
InícioInternacionalPortugal é candidato à presidência da Confederação Europeia de Ex-alunos Jesuítas

Portugal é candidato à presidência da Confederação Europeia de Ex-alunos Jesuítas

O engenheiro Filipe Farelo, atual presidente da direção da associação dos antigos alunos do colégio S. João de Brito, é candidato à presidência da Confederação Europeia dos Antigos Alunos dos Jesuítas nas eleições que se realizam em setembro, em Viena.

O engenheiro e gestor exerce atualmente funções de consultor na área da gestão Industrial da ADP Fertilizantes, Grupo Fertiberia, tendo sido anteriormente diretor das unidades de negócio de Indústria e Segurança Industrial na multinacional SGS Portugal.

O gestor, que escolheu como slogan de campanha “More People for Others!”, avança que a candidatura tem como objetivos “fazer crescer a Confederação Europeia em número de entidades participativas”, assim como “reforçar a intervenção ativa na sociedade contribuindo para a construção de uma Europa mais humanista, social, justa e universal”.

“Vivemos em Portugal e na Europa tempos desafiantes: pandemia, guerra, alterações climáticas e uma crise social. Mais do que nunca é preciso agir e fazer a diferença de forma coordenada. Esta minha candidatura representa essa ação, essa disponibilidade para estimular a mobilização dos milhares de ex-alunos dos jesuítas espalhados pela Europa, na missão de estarmos ao serviço dos outros de forma mais organizada”, explica Filipe Farelo.

A Companhia de Jesus, ou os “Jesuítas” como normalmente é designada, é uma Ordem Religiosa da Igreja Católica com representação em mais de 120 países.

A Confederação Europeia de Ex-alunos Jesuítas reúne ex-alunos de colégios e universidades jesuítas que vivem e trabalham na Europa com a missão de promover a dinâmica universal da educação jesuíta.

No início de janeiro de 2017 havia no mundo 16.090 Jesuítas (11.574 sacerdotes, 1.133 irmãos, 2469 escolásticos e 734 noviços), distribuídos e organizados em 85 Províncias e Regiões jesuíticas com uma missão que não se circunscreve ao trabalho dos jesuítas, mas que é feita em estreita colaboração com leigos e comunidades.

À presidência da Confederação, para o mandato 2022-2024, mais curto do que é habitual devido à pandemia, concorre também o maltês Stephen Gatt, atualmente vice-presidente da Confederação Europeia dos Antigos Alunos dos Jesuítas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: