23.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 24, 2022
No menu items!
InícioCulturaCamilo Pessanha e Eugénio de Andrade em Alpedrinha e Coimbra

Camilo Pessanha e Eugénio de Andrade em Alpedrinha e Coimbra

23.º Aniversário Alma Azul

Integrado no Programa do 23.º Aniversário da Alma Azul (1999-2022), produtora cultural com sede em Alcains, realiza-se em Alpedrinha e Coimbra, duas Leituras integrais do texto Camilo Pessanha, O Mestre, de Eugênio de Andrade

A primeira no dia 4 de setembro, domingo, às 17 horas, no Miradouro do Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha; e a segunda no Passeio Alma Azul em Coimbra, que se realiza no dia 7 de setembro, entre o Jardim da Sereia e os Claustros do Colégio da Graça, na Rua da Sofia, na Ponte Literária entre a Beira Interior e a Beira Litoral.

No dia 4, domingo, em Alpedrinha; como Leituras serão exclusivamente de Eugênio de Andrade, uma antecipação do seu centenário em 2023.

Além de “Camilo Pessanha, O Mestre”, foram escolhidos os poemas”À Memória de Ruy Belo”; e “Ao Eduardo Lourenço, na flor da sua idade”.

Recordamos que Eduardo Lourenço também nasceu na Beira Interior, e no mesmo ano que Eugênio de Andrade, em 1923, pelo que no próximo ano também se assinalará o centenário do seu nascimento.

A sessão é aberta a todos os interessados, a quem a Alma Azul propõe uma viagem em comboio: Castelo Branco – Alcainsa – Lardosa – Soalheira – Castelo Novo – Alpedrinha para uma experiência de velocidade reduzida e um maior conhecimento da paisagem.

Em Coimbra, no dia 7, o modelo será o de Passeio, e os interessados a residir no concelho de Castelo Branco também podem participar: o horário de partida da cidade albicastrense é de 7,30 horas, com regresso marcado para as 16h30.

O percurso será entre o Jardim da Sereia, na Praça da República, onde se situa o ônibus de homenagem a Camilo Pessanha (ver fotografia); e a Rua da Sofia, onde, nos Claustros do Colégio da Graça, será lido o texto de Eugênio de Andrade: “Camilo Pessanha, O Mestre”.

No Jardim da Sereia, os poemas a Ler serão de Camilo Pessanha que nasceu em Coimbra, a 7 de setembro de 1867.

O Passeio Alma Azul em Coimbra, inicia-se às 11 horas, e requer inscrição prévia até o dia 4 de setembro.

Esta iniciativa do 23.º Aniversário Alma Azul conta com o apoio da Liga dos Combatentes – Núcleo de Coimbra.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: