23.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegional“Poesia, Um Dia” regressa a Ródão entre 22 e 25 de setembro

“Poesia, Um Dia” regressa a Ródão entre 22 e 25 de setembro

O encontro literário “Poesia, Um Dia”, organizado pela Biblioteca Municipal José Batista Martins (BMJBM), regressa a Vila Velha de Ródão entre 22 e 25 de setembro para uma edição imperdível, com um programa dirigido ao público infantil e adulto, onde a poesia, os livros, a natureza, o teatro e o cinema serão os protagonistas.

A direção literária estará, como habitualmente, a cargo do poeta, dramaturgo e ficcionista Jaime Rocha, que trará como convidados da residência literária da Foz do Cobrão as poetas Ana Paula Inácio e Sandra Costa e o poeta e encenador Paulo Campos dos Reis.

Após o arranque do evento na quinta-feira, 22 de setembro, com o início da residência literária, o programa de sexta-feira, 23 de setembro, será sobretudo dirigido ao público infantil.

De manhã, às 9h45, a Andante Associação Artística traz ao palco da Casa de Artes e Cultura do Tejo o espetáculo “A Cor do Limão”, baseado na poesia de Luís de Camões e dirigido às crianças dos três aos cinco anos, seguindo-se, às 10h30, a reconstrução do poema mural “Paisagem”, de Jaime Rocha, inscrito na varanda da BMJBM.

Esta iniciativa conta com a participação de Marina Palácio e da comunidade do Jardim de Infância do Porto do Tejo, que juntarão esforços na recuperação deste que é um dos Lugares da Poesia no concelho.

De tarde, às 14h00, o programa prossegue no Jardim Mãe Sol, no exterior do Jardim de Infância do Porto do Tejo, onde decorre a plantação de um muro vegetal constituído por diversas espécies de flora e serão colocados os primeiros livros na Biblioteca Casa de Pássaro.

O silêncio será o denominador comum do programa proposto para a manhã de sábado, 24 de setembro, cujas atividades decorrem na BMJBM.

Assim, após uma visita guiada,às 10h30, ao herbário poético criado por Marina Palácio no âmbito do projeto “Dias de Saber” e a experimentação de leituras de alguns livros-jogos silvestres, terá lugar, às 11h00, a apresentação dos livros “Breviário do Silêncio” e a “Nave dos Loucos” de João Barrento e o “Tratado do Silêncio” de Marina Palácio.

Seguem-se, às 12h30, a apresentação do trabalho cinematográfico “Calada” de Beatriz Freire e Adán Aliaga e, às 13h00, a visita à exposição “Quando à superfície tudo parece perdido”.

A partir da leitura da correspondência que a revolucionária Rosa Luxemburgo manteve com amigos e amantes, esta exposição da autoria de Maria Lis e Miguel Cardoso apresenta dois caminhos paralelos (entre o texto e a ilustração) que transportam a singular malha de circunstâncias e obsessões de Rosa Luxemburgo para outros terrenos.

De tarde, às 16h00, a 11.ª edição do “Poesia, Um Dia” prossegue com a leitura de poesia durante um passeio de barco no rio Tejo, com a participação dos poetas convidados da residência artística, e, às 18h00, sobe à cena no Museu do Linho e da Tecelagem, na Foz do Cobrão, o monólogo“O Mal de Ortov”, de Jaime Rocha, uma tragicomédia para os tempos incertos em que vivemos, produzida pela Musgo Produção Cultural, com encenação de Paulo Campos dos Reis e interpretação de Philippe Araújo.

A residência aberta na Zona de Lazer da Foz do Cobrão, às 18h00, com a participação do diretor literário e dos poetas convidados do encontro, encerra esta edição do “Poesia, Um Dia”. Durante a atividade serão apresentados os livros “Menos uma hora nos Açores” de Ana Paula Inácio e Sandra Costa e “Habilitações Literárias” de Paulo Campos dos Reis.

O encontro “Poesia, Um Dia” é organizado desde 2012 pela BMJBM, em Vila Velha de Ródão, com o objetivo de celebrar o 14.º aniversário daquele espaço e promover o texto poético.

A participação nas iniciativas constantes no programa desta 11.ª edição é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, até 15 de setembro, através dos contactos da BMJBM (telefone272 540 308 ou e-mail biblioteca@cm-vvrodao.pt).

Para mais informações, os interessados devem consultar o programa completo, disponível no site do Município de Vila Velha de Ródão (www.cm-vvrodao.pt).

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: