17.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 6, 2022
No menu items!
InícioRegionalESTeSC-IPC reconhecida como EcoCampus

ESTeSC-IPC reconhecida como EcoCampus

O campus partilhado da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra foi distinguido pela Associação Bandeira Azul da Europa como um EcoCampus.

O galardão reconhece a estratégia das duas instituições, para os próximos três anos, na implementação de ações de melhoria para a sustentabilidade, em articulação com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Esta é a primeira edição do FEE EcoCampus, um programa suplementar ao projeto Eco-Escolas, que promove a melhoria contínua da gestão ambiental das instituições de ensino superior, planeando e monitorizando ações que envolvam todos os serviços e valências do Campus, assim como a adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local.

Coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education, o projeto envolve as diversas valências do campus, promovendo uma avaliação, identificação e implementação de ações de melhoria para a sustentabilidade e monitorização das instalações e serviços dos campi.

“A ESTeSC-IPC reforça o seu papel de pioneira, no nosso país, com este reconhecimento”, assume o docente Hélder Simões, que, a par com a docente Cristina Nazaré, coordena o projeto na ESTeSC-IPC.

“O EcoCampus promove um pensamento transformador e ajuda a aprimorar os curricula e unir toda a instituição em torno de algo tão importante como a Educação para a Sustentabilidade”, explica.

Recorde-se que a ESTeSC-IPC foi, em 2009, a primeira instituição de ensino superior a ser distinguida com a Bandeira Eco-Escolas – galardão que será necessário renovar anualmente para manter o estatuto de EcoCampus.

“Ter sido a primeira Eco-Escolas do Ensino Superior é muito responsabilizante, quer do ponto de visto interno, quer pelo impacto externo que tivemos, que incentivou instituições congéneres a aderir ao programa”, assume Hélder Santos, recordando que, ao longo dos últimos 14 anos, a Escola tem desenvolvido uma cultura para a sustentabilidade, com ações com impacto no dia-a-dia da instituição.

A cerimónia de entrega do galardão FEE EcoCampus está agendada para outubro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: