23.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalAvenida 24 de Julho (Lisboa) é a rua mais popular deste verão...

Avenida 24 de Julho (Lisboa) é a rua mais popular deste verão em Portugal

Observatório de Mobilidade: A capital lidera nas vias mais frequentadas do país de acordo com os dados da plataforma de mobilidade FREE NOW

A FREE NOW, super app de mobilidade europeia, acaba de revelar quais as ruas mais populares do país durante o verão com base no registo de viagens através da sua plataforma.

O estudo considerou os pedidos de viagens efetuados por utilizadores nas regiões Norte, Centro e Sul de Portugal continental ao longo dos últimos três meses.

As cidades de Lisboa e Porto destacam-se naturalmente, enquanto no Algarve a procura é menos centralizada.

O verão é a estação ideal para viajar e desfrutar do melhor que uma cidade tem para oferecer.

Seja para passear por emblemáticas avenidas, aproveitar para fazer compras ou descobrir a gastronomia local ou a diversão noturna de Lisboa, Porto e Faro, as pessoas têm à sua disposição várias formas de se deslocarem nos centros urbanos.

A atividade turística em Portugal está, por isso, em franca recuperação e, segundo o INE[1], o mês de junho registou 2,7 milhões de hóspedes, uma recuperação de 97,3% face a 2021, atingindo níveis muito próximos dos pré-pandémicos.

Neste contexto, as cidades portuguesas têm recebido inúmeros visitantes, que percorrem as suas ruas para aproveitar o bom clima e gastronomia, monumentos icónicos e praias inconfundíveis.

Lisboa

Ranking:

  1. Avenida 24 de Julho
  2. Avenidade da Liberdade
  3. Avenida Brasília
  4. Avenida D. João II
  5. Avenida Lusíada
  6. Rua da Cintura do Porto de Lisboa
  7. Avenida Almirante Reis
  8. Avenida Marginal
  9. Rua Santo António
  10. Avenida da República

[1] Fonte: INE  – Atividade Turística| Estimativa Rápida: Junho de 2022 [Consultado a 26 de agosto de 2022 em https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=540099247&DESTAQUESmodo=2]

Em termos de popularidade, a Avenida 24 de Julho lidera na capital e também a nível nacional ao ser uma das zonas mais trendyda cidade, Santos, repleto de discotecas, bares e restaurantes, além de ser um ponto de encontro para passeios turísticos e viagens de bicicletas e/ou trotinetes eléctricas.

Segue-se a Avenida da Liberdade, uma das artérias mais famosas do país, que, inspirada num estilo parisiense, apresenta uma combinação de residências, hotéis, escritórios e lojas de luxo, atraindo residentes e turistas com grande poder de compra.

A Avenida Brasília surge em terceiro lugar, pois é uma via que liga dois dos principais pontos da cidade, o Cais do Sodré às Docas de Santo Amaro, locais de excelência da noite lisboeta.

A afluência de pessoas é substancial devido à presença de clubes noturnos, bares, restaurantes e até de um porto de embarcações de recreio.

A procura por momentos mais descontraídos e o difícil estacionamento nesta zona leva a que as pessoas optem por novas soluções de mobilidade como TVDE, Táxi ou e-scooters, fazendo desta avenida uma das mais concorridas na plataforma.

A Avenida D. João II surge em quarto lugar, onde se localiza uma das principias estações da cidade, Estação de Oriente, assim como o Parque das Nações, um requalificado centro de negócios e exposições, com acesso a restaurantes, teatros e centro comercial.

Segue-se a Avenida Lusíada, que dá acesso ao Centro Comercial Colombo, um dos mais frequentados da cidade, assim como ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica, tornando esta avenida essencial para momentos de lazer e diversão.

A Rua da Cintura do Porto de Lisboa, paralela à Avenida Brasília, surge em sexto lugar, seguida da Avenida Almirante Reis, no coração de Lisboa.

A Avenida Marginal, em Oeiras, e Rua de Santo António, na Caparica, são também das ruas mais populares da plataforma de mobilidade, devido à sua proximidade da praia e jardins.

Já a Avenida da República surge em décimo lugar, ligando três dos mais importantes pontos da cidade – Saldanha, Campo Pequeno e Entrecampos.

Porto

Ranking:

  1. Rua Pinheiro de Campanhã
  2. Avenida da República
  3. Avenida da Boavista
  4. Rua Sara Afonso
  5. Ruado Infante Dom Henrique
  6. Rua da Alegria
  7. Rua Mouzinho da Silveira
  8. Estrada da Circunvalação
  9. Avenida dos Aliados
  10. Campo 24 de Agosto

A Rua Pinheiro de Campanhã é a mais popular da cidade Invicta, conferindo acesso à Estação de Comboio e Metro de Campanhã e, mais recentemente, ao novo Terminal Intermodal de Campanhã, funcionando como uma artéria principal para os residentes e visitantes da cidade.

A Avenida da República em Vila Nova de Gaia surge em segundo lugar com maior número de viagens, sendo uma das principais avenidas daquela zona e dando acesso até à Ponte D. Luís I, um dos ex-líbris da cidade, onde muitas pessoas aproveitam para passear e desfrutar da vista panorâmica sobre a cidade do Porto e Gaia.

O terceiro lugar é ocupado pela Avenida da Boavista, uma via com mais de 5 quilómetros de comprimento.

Para além de integrar diversos centros de negócios, lojas, escolas e restauração, a avenida liga a zona central do Porto – Rotunda da Boavista e Casa da Música – até à zona da Foz e do Parque da Cidade.

Segue-se a Rua Sara Afonso que se localiza junto a um dos principais centros comerciais do norte do país, Norte Shopping, local que apresenta cerca de 50 mil visitantes por dia.

Na quinta posição está a Rua do Infante Dom Henrique que, devido à sua localização privilegiada, é um importante ponto para quem pretende passear pela Ribeira do Porto, conhecer o Palácio da Bolsa e o Mercado Ferreira Borges, ou até para aproveitar para conhecer a zona ribeirinha de Gaia, a poucos metros de distância.

Dos Poveiros aos Combatentes, a Rua da Alegria surge em sexto lugar e é uma enorme artéria da cidade com cerca de dois quilómetros.

Nesta rua, ideal para passear, muitas pessoas vão à procura de uma das gelatarias mais antigas da Invicta, espaços verdes para descontrair de copo na mão ou até lojas de roupa vintage e até uma famosa discoteca para dançar até ao nascer do sol.

Para quem sai da Estação de S.Bento, considerada uma das mais bonitas do mundo, em direção à Ribeira, percorre a Rua Mouzinho da Silveira que, pela sua localização central, bares e restaurantes, ocupa o sétimo lugar das ruas mais populares na plataforma FREE NOW.

A Estrada da Circunvalação ocupa a oitava posição e é uma das principais vias alternativas da cidade do Porto, ligando a famosa rotunda da Anémona em Matosinhos até à Ponte do Freixo, passando pelas principais faculdades e hospitais da cidade.

A emblemática Avenida dos Aliados é a representação do centro da cidade do Porto, razão pela qual também inclui a lista das ruas mais populares dos utilizadores da plataforma de mobilidade.

Conhecida pelos seus edifícios e fachadas Art Nouveau e Art Deco, esta avenida é o local ideal para conhecer a cidade Invicta e ter acesso aos seus principais pontos de cultura, lazer e gastronomia.

No último e décimo lugar surge o Campo 24 de Agosto, onde se localiza uma das principais estações de autocarros, que recebe muitos dos visitantes e residentes que se movimentam para as periferias da cidade do Porto.

Algarve

Ranking:

  1. Rua de Vale de Lousa
  2. Estrada de Albufeira
  3. Avenida dos Descobrimentos
  4. Avenida Francisco Sá Carneiro & Estrada de Albufeira
  1. Avenida Tomás Cabreira
  2. Avenida 25 de Abril
  3. Estrada de Benagil
  4. Avenida da Liberdade
  5. Estrada de São Roque

O Algarve, enquanto um dos principais destinos turísticos do país, apresenta diversas ruas bastante populares devido à elevada oferta de hotéis, restaurantes e discotecas.

No entanto, a via mais utilizada na FREE NOW é a Rua de Vale de Lousas, na zona de Porches, uma pequena vila com ruas pitorescas, mas com grande afluência de turistas que procuram um local de boa comida e praias paradisíacas.

Em segundo lugar surge a Estrada de Albufeira onde se localiza o Vilamoura Night Village, o novo conceito de diversão noturna, que foi inaugurado em julho deste ano e reúne três discotecas muito conhecidas do grande público (Bliss, Lick e Bosq) e o restaurante mexicano Guaka.

A grande maioria das pessoas prefere fazer as suas viagens através da FREE NOW, para poderem aproveitar a sua noite com toda a diversão e segurança.

A Avenida dos Descobrimentos na zona de Lagos ocupa o terceiro lugar, dando acesso à Marina de Lagos, hotéis de luxo, restaurantes e bares.

Segue-se a Avenida Francisco Sá Carneiro, em Quarteira, e a Estrada de Albufeira, duas das zonas algarvias mais populares, onde diversas pessoas desfrutam de bares e discotecas e recorrem à plataforma de mobilidade para viajarem com tranquilidade e confiança.

O sexto lugar é representado pela Avenida Tomás Cabreira, junto à famosa praia da Rocha, onde muitos turistas aproveitam para descansar e desfrutar do clima e gastronomia algarvia.

Segue-se a Avenida 25 de Abril e a Estrada de Benagil, que conferem acesso a pontos centrais da região e a célebres praias, como a Praia do Carvalho.

A Avenida da Liberdade em Albufeira ocupa o nono lugar de popularidade de ruas no Algarve, estando junto dos principais hotéis e praias da cidade.

Já o último e décimo lugar surge com a Estrada de São Roque, paralela à Avenida dos Descobrimentos, em Lagos, com acesso mais direto e imediato à marina, onde os algarvios e turistas aproveitam para relaxar, com ajuda da FREE NOW, sem preocupações de trânsito e estacionamento.

Bruno Borges, General Manager da FREE NOW em Portugal, afirma: “O verão é uma altura em que as pessoas aproveitam para descontrair, passear, conhecer novos cantos das cidades, estar com os amigos ao final do dia e/ou ainda desfrutar de restaurantes, bares e discotecas. A FREE NOW acompanha os seus utilizadores em todos os momentos, para que possam tirar partido tranquilamente das suas férias, sem quaisquer preocupações. Durante estes meses de verão, o fluxo das viagens na plataforma demonstrou que as pessoas voltaram a poder aproveitar o que de melhor as cidades têm para oferecer”.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: