Foi em 1998 que um grupo de amigos decidiu criar uma associação de bairro, do Bairro da Carapalha.
Nasceu então a Associação Cultural e Desportiva da Quinta da Carapalha, nome atribuído na sua Constituição, que ocorreu passados alguns meses, a 04 de Dezembro do mesmo ano.
No seu início, a ACD Carapalha tinha como objetivo “fomentar e proporcionar a cultura, a prática desportiva e manifestações recreativas; apoio e resolução dos problemas inerentes à Quinta da Carapalha, assim como a promoção do bem-estar das pessoas deste local; e representar os seus associados, dentro dos limites do seu objeto, em todos os organismos privados e públicos”. Este objetivo mantém-se até aos dias de hoje e tem sido sempre com este foco que todas as direções têm trabalhado voluntariamente desde então.

Com um percurso repleto de sucessos, várias já foram as modalidades que passaram e representaram esta associação.
O objetivo é sempre e cada vez mais oferecer à comunidade uma variedade de modalidades para todas as faixas etárias.
Ao longo destes 24 anos a ACDC tem contado com o trabalho voluntário de vários homens e mulheres que dedicam o seu tempo diário a pensar, ponderar, planear e organizar atividades que acreditam que vão de encontro aos interesses dos associados e população em geral.
“Acreditamos que temos cumprido todos os objetivos, apesar de o trabalho nunca estar concluído e haver sempre aspetos a melhorar.
Concluímos que estes 24 anos foram felizes para todos os que fizeram e continuam a fazer parte desta família associativa e só nos resta agradecer a todos os que nos acompanham diariamente e contribuem para que a associação se mantenha cheia de vida e de dinâmica.
𝗕𝗲𝗺 𝗵𝗮𝗷𝗮𝗺 𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀!”, refere a direção em nota enviada à nossa redação.
𝗣𝗔𝗥𝗔𝗕𝗘́𝗡𝗦 𝗔𝗖𝗗𝗖𝗔𝗥𝗔𝗣𝗔𝗟𝗛𝗔 

𝘈 𝘷𝘦𝘳𝘥𝘢𝘥𝘦𝘪𝘳𝘢 𝘧𝘢𝘮𝘪́𝘭𝘪𝘢 𝘦́ 𝘢𝘲𝘶𝘦𝘭𝘢 𝘶𝘯𝘪𝘥𝘢 𝘱𝘦𝘭𝘰 𝘦𝘴𝘱𝘪́𝘳𝘪𝘵𝘰.