16.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 6, 2022
No menu items!
InícioCulturaLivros de Poesia de Gonçalo Salvado com desenhos de José Rodrigues e...

Livros de Poesia de Gonçalo Salvado com desenhos de José Rodrigues e de Francisco Simões num só volume

RUBÁ’IYAT E FELICITER ARDET

Os livros de poesia de Gonçalo Salvado com os títulos: Rubá’iyat Poemas do Amor e do Vinho 77 poemas para ler e degustar e: Feliciter Ardet (Arde com felicidade)Novos Poemas do Amor e do Vinho vão ser publicados, num volume, uma edição dos editores da RVJ, com o apoio e o patrocínio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Rubá’iyat Poemas do Amor e do Vinho reúne poemas de Gonçalo Salvado com o tema do vinho no contexto amoroso e inspira-se, homenageando-a, na obra com título homónimo atribuída ao poeta persa, do séc. XI, Omar Khayyam, obra cume da poesia universal, uma das que mais enaltece o vinho.

O livro inclui desenhos do escultor José Rodrigues (uma colaboração da Fundação José Rodrigues, Porto) e é enriquecido ainda com grafismos do artista albicastrense Ambrósio Ferreira que o ilustram.

O arranjo gráfico é da autoria de Carine Pires.

Conta com prefácios do poeta e arabista Adalberto Alves, do crítico literário e poeta Fernando Guimarães e da crítica de arte e poeta Maria João Fernandes.

Reproduz ainda nas guardas um parecer crítico sobre o livro do professor e historiador da literatura portuguesa José Carlos Seabra Pereira (retirado da mais recente História da Literatura Portuguesa, de sua autoria, publicada em 2020) e outros pareceres dos escritores e ensaístas Mário Claudio, Miguel Real e Manuel da Silva Ramos.

Incluindo ainda dois poemas em versão bilingue Português/Árabe com tradução para o Árabe por Bahir Nabeel Yousif.

Recorde-se que esta obra foi pela primeira vez publicada em 2017, numa edição especial e restrita, em formato de livro garrafa/, tratando-se à altura da primeira obra editada neste formato em Portugal, de referir também que consistiu na primeira antologia de poemas do autor.

Esta edição marcou o início da Coleção Lumen Poesia Pintura e Vinho, dirigida por Gonçalo Salvado.

Gonçalo Salvado

Trata-se de uma coleção de poesia, única no panorama editorial português, em original formato livro/garrafa, uma conjugação que pretende efetivar materialmente a relação simbólica e milenar entre o vinho e a palavra poética e inaugurar um novo conceito de difusão da poesia.

Está prevista uma nova edição com poemas selecionados e traduzidos para a língua persa, já anunciada em 2017.

O vinho num contexto amoroso é igualmente o tema do livro Feliciter Ardet (Arde com felicidade) Novos Poemas do Amor e do Vinho que reúne poemas inéditos do autor, em sua maioria variações sobre a referida temática.

Reproduz no título um verso do poeta latino Ovídio (43 a.C. – c. 18 d.C.), e pretende homenagear a criação mais emblemática deste poeta, a Arte de Amar, uma das mais célebres da poesia ocidental, que imortalizou o autor como “pedagogo do amor” e para quem o vinho é um elemento recorrente, considerado como um dos auxiliares do amor.

Não poucas vezes o poeta romano refere as suas virtudes e as enormes potencialidades que tem no processo de sedução e no amor.

Para Ovídio “O vinho põe o coração a jeito e torna-o pronto para a fogueira”.

Baco, o deus do vinho, “ajuda os amantes e alimenta o fogo em que ele próprio se inflama”, e a junção do amor com o vinho é por ele descrita expressivamente: “Vénus no vinho é fogo no fogo”.

O referido verso em epígrafe abre este livro inédito de Gonçalo Salvado que é ilustrado com desenhos do escultor Francisco Simões, um dos mais emblemáticos representantes do sensualismo erótico na arte portuguesa, e artista com o qual o poeta já colaborou noutras publicações, como no caso de Denudata (poesia, 2018), editado também pela RVJ Editores e apoiado pela Câmara de Castelo Branco, que contou igualmente com ilustrações do escultor.

Lembremos que esta obra foi galardoada com o Prémio de Poesia Álvares de Azevedo da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, em 2020.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: