23.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 24, 2022
No menu items!
InícioNacionalUniversidade de Coimbra recebe “Fórum Independência com Integração” comemorativo do bicentenário do...

Universidade de Coimbra recebe “Fórum Independência com Integração” comemorativo do bicentenário do Brasil

A Universidade de Coimbra (UC) acolhe na próxima quinta-feira, dia 8, um dos debates do “Fórum Independência com Integração”, um ciclo de conferências comemorativo do bicentenário do Brasil promovido pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) em parceria com instituições portuguesas.

A UC associa-se ao seminário sobre os “Desafios Institucionais”, que decorre a partir das 18h00, no Anfiteatro do Laboratório Chimico (Museu da Ciência da UC).

O evento, com abertura a cargo do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, inclui dois momentos de debate.

O primeiro, dedicado ao tema “Construção do Estado e Constituições”, começa pelas 18h15 e vai contar com a participação de Carmen Lúcia, Ministra do Supremo Tribunal Federal do Brasil, e de Rui de Figueiredo Marcos, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da UC, com moderação de Gilmar Mendes, ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro e Presidente do Conselho Consultivo do FIBE.

O segundo momento de reflexão começa pelas 19h15 e vai abordar a temática “Futuro da Economia”, com a participação de Esmeralda Dourado, gestora, empresária e conselheira do FIBE, de Mário Vilalva, ex-Embaixador do Brasil em Portugal, e de Pedro Rebelo de Sousa, advogado e Presidente do Conselho Geral do Instituto Português de Corporate Governance; a moderação vai estar a cargo de Walter Baère de Araújo Filho, Presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (Brasil).

Após uma intervenção de encerramento, a cargo do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o evento contempla ainda um concerto do músico Moacir Bedê.

No encontro, vai ainda ser firmado um acordo entre a Universidade de Coimbra e o Fórum de Integração Brasil Europa, para promover outras iniciativas conjuntas e aprofundar as ligações entre a Universidade de Coimbra e os atores económico-sociais brasileiros de maior relevo.

As inscrições para participação no Fórum são obrigatórias e devem ser feitas em https://billetto.pt/e/forum-independencia-com-integracao-dia-08-09-2022-bilhetes-686511.

Para além do debate organizado em parceria com a FIBE, a Universidade de Coimbra está a promover um diversificado programa cultural comemorativo do bicentenário da independência do Brasil.

*Foto: LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: