16.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 6, 2022
No menu items!
InícioNacionalEscola Superior Agrária de Coimbra acolhe X Congresso da APDEA e IV...

Escola Superior Agrária de Coimbra acolhe X Congresso da APDEA e IV ESADR

14 a 16 de setembro| Coimbra

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC) acolhe, entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022, em sistema presencial e online, o X Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) e IV Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural (ESADR).

Sob a organização da APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária) e com o apoio da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural), o evento subordina-se ao tema “Territórios, Agriculturas e Agroalimentar: desafios globais e riscos no século XXI”, contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a participação do Chefe Economista da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Maximo Torero Cullen.

No evento, que ganha particular significado nos atuais tempos de grande incerteza política, económica e social, assume maior relevo a questão da segurança alimentar dos povos, que acresce a todos os riscos e desafios associados às alterações climáticas, transição ecológica, energética e digital.

Já estão confirmados cerca de 120 participantes de nove países distintos, com destaque para o Brasil, dos quais 50 são estudantes, e 70 participarão em regime on-line.

A Política Agrícola Comum, a agricultura familiar, a coesão e o desenvolvimento territorial, a problemática geracional, os desafios e oportunidades para a economia circular, passando pela digitalização do sector agroalimentar e florestal, são as temáticas a serem abordadas no evento, que se constitui como oportunidade para a apresentação dos estudos mais recentes nas áreas da economia agrária, e para o debate, com vista ao desenvolvimento sustentável e coeso do setor agroalimentar e florestal.

No congresso haverá também três sessões plenárias, onde serão abordados os desafios globais e riscos num contexto de transições; os setores agroalimentar e florestal no contexto da descarbonização e transição climática; e as respostas da Política Agrícola Comum aos desafios e os planos estratégicos.

Num período de grandes mudanças e incertezas, é crucial, mais do nunca, procurar soluções baseadas no conhecimento científico e técnico e na discussão pública, para o qual este Congresso pretende dar o seu contributo.

Toda a informação sobre o evento, que representa um reforço da internacionalização nos temas em foco, em: https://apdeaesadr.wordpress.com/.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: