23.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 27, 2022
No menu items!
InícioInternacionalWebinar “Estado da União: quais as expectativas?”

Webinar “Estado da União: quais as expectativas?”

9 de setembro, 10h00, no estúdio virtual do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu em Portugal organiza esta sexta-feira, 9 de setembro, pelas 10h00 em Lisboa, um webinar de antecipação ao Estado da União.

O debate conta com os eurodeputados Margarida Marques (PS – S&D), José Manuel Fernandes (PSD – PPE), Marisa Matias (BE – GUE/NGL) e João Pimenta Lopes (PCP, GUE/NGL), moderados pelo jornalista Paulo Alexandre Santos.

O debate vai focar-se nos próximos desafios da UE, na avaliação dos eurodeputados sobre o último ano, nos planos para o futuro do projeto europeu e nas prioridades da UE.

Este webinar pode ser seguido em direto em https://pe-portugal.cdntv.eu/ e os jornalistas devem pedir o acesso virtual à sala de imprensa pelo e-mail vera.ramalhete@ep.europa.eu.

O debate pode ainda ser visto (mas sem interação) nas redes sociais do Parlamento Europeu em Portugal.

Mais informação sobre o debate do Estado da União

Onde / quando: quarta-feira, 14 de setembro, pelas 8h00 em Lisboa, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, faz o seu discurso sobre o Estado da União Europeia no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, seguido de um debate com os eurodeputados.

O que esperar: Ursula von der Leyen apresentará o impacto do trabalho da Comissão Europeia no ano passado e os seus próximos planos, nomeadamente no que diz respeito à solidariedade da UE com a Ucrânia, sanções à Rússia, medidas para garantir o aprovisionamento energético da UE e reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis russos, e as subidas dos preços de energia.

A Presidente da Comissão Europeia também deverá focar-se no Pacto Ecológico Europeu e na transição verde, na digitalização, na resposta da UE à pandemia de COVID-19 e no planeamento para enfrentar futuras pandemias, bem como no plano de recuperação Next Generation EU.

Os eurodeputados avaliarão nas suas respostas o trabalho da Comissão Europeia e os seus planos para o próximo ano, além de apresentarem os seus próprios pontos de vista e propostas.

O debate anual sobre o Estado da União permite que os eurodeputados analisem os resultados e as prioridades da Comissão Europeia e contribuam para definir a orientação política da UE.

O debate sobre o Estado da União Europeia é um momento-chave que demonstra a responsabilidade da Comissão Europeia perante os representantes democraticamente eleitos da UE e promove uma União Europeia mais transparente e democrática.

Hiperligações
Estado da União 2022: como assistir
Página da Comissão Europeia
Facebook live da Presidente Roberta Metsola em antecipação ao debate
Agenda da sessão Plenária da próxima semana
Centro Multimédia

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: