16.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 6, 2022
No menu items!
InícioRegionalCónego Vítor Vaz homenageado em Monsanto

Cónego Vítor Vaz homenageado em Monsanto

A Santa da Casa da Misericórdia de Monsanto prestou uma sentida homenagem ao saudoso Cónego Vítor Vaz, com o descerramento de uma placano Lar da Terceira Idade que o antigo Provedor da instituição fundou em 1987.

Natural de Monsanto, o Cónego Vítor Vaz faleceu em janeiro de 2021, com 87 anos.

Dedicou mais de 43 anos da sua atividade pastoral à paróquia da sua terra natal, onde também desenvolveu uma importante obra social no apoio aos mais idosos.

A homenagem decorreu esta quinta-feira, 8 de setembro.

Entre outras individualidades, estiveram presentes o Provedor da Santa da Casa da Misericórdia de Monsanto, António Pereira, o Vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, João Carlos Sousa, o então Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, e o Pároco de Monsanto, Padre Adelino Lourenço.

Foi uma cerimónia solene e emocionante, testemunhada por atuais e antigos dirigentes, Irmãos da Misericórdia de Monsanto, colaboradores, utentes e comunidade monsantina, num gesto coletivo de gratidão para com o homem, a vida sacerdotal e a obra social do Cónego Vítor Vaz.

“Esta é uma justíssima homenagem a alguém que dedicou a sua vida ao bem-estar da comunidade, em especial aos mais idosos e necessitados. É uma missão social com que esta autarquia se identifica plenamente, pois a qualidade vida é um dos pilares das nossas políticas”, afirmou João Carlos Sousa na homenagem.

O Vereador da Câmara Municipal enalteceu ainda “a visão estratégica que permitiu ao Cónego Vítor Vaz mobilizar vontades para a criação do Lar de Monsanto. Nomeadamente, junto da população da freguesia e do então Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, que prontamente apoiou o projeto”.

O Provedor da Misericórdia, António Pereira, recordou a importância deste alinhamento de vontades: “Desde o início, os Monsantinos acolheram, com espírito de solidariedade, o apelo do então Padre Vítor Vaz e, com a contribuição de todos, incluindo organizações monsantinas e entidades oficiais, criou-se, no âmbito da Misericórdia, um Lar da Terceira Idade, inaugurado em 1987”.

A obra nasceu e cresceu e, hoje, desempenha uma dupla e importante função: apoio aos idosos e entidade empregadora.

Todos os que colaboraram na criação desta obra social podem orgulhar-se de uma instituição de referência no apoio à terceira idade.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: