16.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 6, 2022
No menu items!
InícioRegionalCrianças e jovens registam histórias de Penamacor para preservar memória

Crianças e jovens registam histórias de Penamacor para preservar memória

De forma a preservar, em registo áudio, o património cultural imaterial da vila de Penamacor, crianças e jovens entre os 5 e os 13 anos deram voz e entoação a um conjunto de lendas, histórias e costumes que tem passado de geração em geração e que se assumem como parte da história da vila de Penamacor.

As histórias foram registadas em suporte áudio no Ateliê de Verão 2022 promovido pela Junta de Freguesia de Penamacor.

Esta atividade permitiu aos mais novos descobrir uma pequeníssima parte do património cultural imaterial da vila, que desconheciam, e que importa lembrar e preservar como memória e que de certa forma constitui a nossa identidade.

Simultaneamente desenvolveu-se um pequeno projeto de matriz inclusiva, isto é, acessível a todas a pessoas, sejam elas pessoas de baixa visão, estrangeiros residentes que não dominam a leitura em português ou penamacorenses que não tenham acesso a estes registos escritos das primeiras décadas do século XX.

De realçar a colaboração de todos os intervenientes, pelo empenho e vontade de construir um registo que perpetuará na memória coletiva da Vila, e da Santa Casa da Misericórdia local, que contribuiu com imagens do seu património azulejar para ilustrar e enriquecer a lenda da Viagem da Rainha Santa Isabel a Penamacor.

O resultado final pode ser visionado no vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3zmrJwIejWw

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: