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Campanha “Dá Garra à Tua Vida” alerta para consequências físicas e emocionais da dermatite atópica em adolescentes

Campanha de sensibilização é lançada hoje, dia 14 de setembro, com o apoio da ADERMAP

“Dá Garra à Tua Vida” é o mote da iniciativa lançada pela Sanofi, com o apoio da ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal – no âmbito do Dia Mundial da Dermatite Apicató, que se assinala hoje, 14 de setembro.

Esta campanha tem como objetivo alertar para os sintomas e o impacto dessa doença na saúde física e emocional dos adolescentes.

Na adolescência os jovens passam por diversos desafios e medos, nomeadamente o isolamento e exclusividade social, questões que afetam gravemente a saúde mental.

A aparência e aquilo que os outros vão pensar são outras vertentes que levam os adolescentes a evitar o contato com os outros, deixando de viver uma vida plena e de realizações.

O desconhecimento por parte de amigos e colegas sobre essa patologia e a incapacidade de estes “se colocarem na pele do outro” pode levar os sentimentos como vergonha, ansiedade e frustração, partilhados por mais de 34% dos doentes com Dermatite Atópica.

A Dermatite Atópica, ou eczema atópico, é uma doença inflamatória crónica da pele que é responsável por lesões físicas, mas também emocionais e socioeconómicas1, que afeta 4,4% da população europeia2 e 10 a 20 % da população infantil ao nível mundial. 3 Cerca de 34% dos doentes sofrem com distúrbios de sono 1 que pode levar a fadiga e prejudicar o dia a dia, incluindo a capacidade de concentração e, no caso dos adolescentes, a aprendizagem na escola.

Viver com Dermatite Atópica na adolescência não significa olhar para o espelho com medo do que se vai ver e de quantas manchas se vai contar.

A campanha quer, por isso, promover uma mensagem de esperança junto dos adolescentes com dermatite atópica moderada a grave e relembrar que, apesar das noites em branco, é possível sonhar com uma vida normal.

A Dermatite atópica é a doença inflamatória crónica cutânea mais frequentemente, que representa um custo anual de 1.018 milhões de euros em Portugal e que afeta mais de 10% da população infantil a nível mundial. Na maioria dos casos, a doença acaba por provocar problemas na autoestima dos adolescentes. Com esta iniciativa esperamos impactar as pessoas e alertar para a Dermatite Atópica moderada a sepultura, e para o impacto psicológico que esta patologia causa, especialmente nos mais novos. Felizmente, hoje existe esperança para estes doentes“, explica Marisol Garcia Pulgar, Gerente Geral de Cuidados Especiais Sanofi Portugal.

A campanha quer assim promover uma mensagem positiva e de promoção da autoestima junto dos adolescentes com dermatite atópica moderada a sepultura.

Referências:

  1. Estudo do impacto social e econômico da Dermatite Atópica em Portugal realizado pela NOVA IMS, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) e a Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP), com apoio da Sanofi. O Universo (ou população alvo) deste estudo é constituído pelos doentes diagnosticados com Dermatite Atópica, residentes em Portugal, entre junho 2019 e janeiro 2020, e contorno com 204 respostas.
  2. Barbarot S, Auziere S, Gadkari A,et al. Epidemiology of atopic dermatitis in adults: Results from an international survey. Allergy. 2018;73:1284-1293 https://doi.org/10.1111/all.13401
  3. Silverberg JI, Barbarot S, Gadkari A, et al. Atopic dermatitis in the pediatric population: A cross-sectional, international epidemiologic study. Published online January 6, 2021. Ann

 

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