23.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 24, 2022
No menu items!
InícioNacionalDia europeu sem carros: dicas SPC para preparar o seu trajeto alternativo...

Dia europeu sem carros: dicas SPC para preparar o seu trajeto alternativo através do seu smartphone

  • O Dia Europeu sem Carros, celebrado anualmente a 22 de setembro, pretende sensibilizar para o problema da mobilidade e poluição crescente nas cidades. A SPC associa-se à iniciativa divulgando algumas dicas que pretendem ajudá-lo a usar a tecnologia móvel para preparar com antecede o seu trajeto para o escritório de forma a juntar-se à iniciativa.

A poluição nas cidades associadas aos problemas da mobilidade urbana é uma preocupação crescente dos europeus e uma realidade para a iniciativa do Dia Europeu sem Carros, celebrado a 22 de setembro, pretende sensibilizar no culminar da semana europeia da mobilidade.

Em Portugal este ano são 76 como cidades que se associam à iniciativa, de Norte a Sul de Portugal e Ilhas.

Um Spc, empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, ajuda-o a preparar com antecipação o seu trajeto para o escritório de forma a juntar-se à iniciativa.

Analise como formas alternativas de locomoção em sua cidade

Quer a sua cidade participar ou não na iniciativa, dê o exemplo ativo e analise desde já as formas alternativas de deslocar-se em sua cidade.

Como menos poluentes serão sempre a pé, de bicicleta ou trotinete.

Se optar por bicicleta ou trotinete, existem soluções nas grandes cidades, que se ajustam às suas necessidades.

Como opções elétricas, pré-pagas encontram-se já disseminadas por muitas localidades e, na loja do seu smartphone, estão disponíveis vários aplicativos de fornecedores. Basta pesquisar por mobilidade e transportes.

Depois de instalar o(s) app(s), é apenas analisar as localizações e os preços de cada cada cada e escolher o que ele melhor convém.

No dia ativo o serviço de seu telemóvel, junto de sua opção e siga o seu percurso. Muito simples.

Escolha o trajeto do seu dia

Independentemente da forma escolhida, trace no mapa o trajeto do seu dia, identificando os locais onde necessita ir, os acessos por ciclovias ou passeios disponíveis, consoante a sua opção (ou como estradas abertas se para de carro).

Pode usar o aplicativo de mapas do seu telemóvel, e analisar as opções de percurso (selecionando a pé ou no meio de transporte que optar), ver os tempos estimados de percurso, alguma vez assumindo pausa para um café ou uma água, e cálculo os custos, se para o caso, e os parques de estacionamento disponíveis. Tudo à distância de um clique, e na palma da sua mão!

Não se esqueça que a pé, ou de bicicleta, os tempos são distintos e no seu plano deveria contabilizá-los para garantir que corre tudo bem e sem atrasos.

Se optar por transportes públicos, a escolha será igualmente acertada, mas não se esqueça que não pode ser o único e convém antecipares antecipadamente horários, percursos e paragens e as que são melhores para si. As empresas de transporte têm no seu site os horários e percursos disponíveis e se procurar na Loja do seu telemóvel ª segurança com as opções de transportes públicos.

Equipe-se de acordo com as necessidades e a meteorologia

Faça uma checklist do que necessita de transportar consigo e leve apenas o essencial, para estar leve e cómodo.

Os seus documentos, uma água e algum snack energético, chaves de casa, e esqueça mapas e rádios: use e abuse do seu smartphone com as apps favoritas e as apps necessárias para este dia já instaladas, como a de mapas, de transportes da sua cidade, de notícias, de pagamentos automáticos para evitar levar dinheiro consigo e, claro, app de música, para poder usufruir ao máximo da sua viagem!

E não se esqueça de verificar o tempo que irá fazer, chuva ou sol, prepare-se para estar adequadamente equipado de acordo com a previsão, e para que tudo corra bem.

E se tem de usar carro…pode partilhá-lo

Caso a distância para o seu local de trabalho impossibilite a deslocação por outros meios que não o automóvel, se tiver essa possibilidade, opte por partilhar o carro (car sharing) com quem se desloca para os mesmos locais e verifique as opções que algumas empresas que costumam associar-se à iniciativa oferecem.

Na Loja do seu smartphone encontrará muitas opções se pesquisar por “Car sharing Portugal”.

Neste dia, também os parques de estacionamento podem incluir descontos de até 50% em zonas estratégicas da cidade, para possibilitar-lhe poder posteriormente mover-se dentro da cidade através de transportes alterativos (metro, autocarro ou elétrico).

E se quer ir mais além, pode propor as suas próprias ideias de mobilidade sustentável, através da plataforma MobilyActions.

Uma dica extra: aproveite este dia para usufruir da sua cidade em grande. Muitas cidades associadas terão as suas ruas, que noutros dias estão repletas de trânsito, transitáveis a pé, bem como um programa de atividades lúdicas muito interessante e esta será uma oportunidade para juntar-se com amigos e família e viverem a sua cidade, registando os momentos mais significativos, para mais tarde recordar.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: