16.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 6, 2022
No menu items!
InícioNacionalExposição Reis, Damas e Valetes. O imaginário de Costa Pinheiro prolongada até...

Exposição Reis, Damas e Valetes. O imaginário de Costa Pinheiro prolongada até 20 de novembro

Museu Francisco Tavares Proença Júnior em Castelo Branco

A exposição sobre o artista plástico Costa Pinheiro (1932-2015), patente no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, inaugurada a 16 de julho, vai ser prolongada até 20 de novembro, dada a grande afluência de público e a possibilidade de exploração da temática sobre os Reis de Portugal fazerem parte do plano curricular das escolas.

Neste sentido, a programação do Museu Francisco Tavares Proença Júnior vai ao encontro da promoção de um museu inclusivo onde a participação de todos e cada um dos alunos é
fundamental, através de um conjunto de atividades, projetos com características lúdico-didáticas e visitas orientadas capazes de atrair escolas, a infância desde o ensino superior e sénior, assim como a procura de conhecimento por parte do visitante individual.

A exposição REIS, DAMAS E VALETES.

O imaginário de Costa Pinheiro reúne obras da série Os Reis (1964-1966), pondo em correlação momentos diferentes da trajetória da História de Portugal, das suas glórias míticas e dos seus arquétipos mais essenciais.

Costa Pinheiro junta mitos e figuras paradigmáticas da nossa história até o último Rei- Cavaleiro da Dinastia de Avis, D. Sebastião, com os campos, os castelos, como quinas, a coroa e o carimbo do brasão português.

A exposição patente no antigo Paço Episcopal, pretende de forma deliberada por em confronto duas representações estéticas dos reis de Portugal, distantes quase duzentos anos entre si, mas ambas com a força e genialidade conceitual de seus criadores

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: