23.3 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalPenha Garcia celebrou entrada na rede Aldeias de Portugal

Penha Garcia celebrou entrada na rede Aldeias de Portugal

Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova, foi este fim-de-semana galardoada pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia com a entrega do certificado de “Aldeia de Portugal”.

A entrega do certificado foi precedida pela conferência “Penha Garcia – Aldeia de Portugal”, que com a presença de mais de três dezenas de pessoas, onde foram apresentadas ideias, linhas ou compromissos para uma estratégia para o futuro, com a intervenção da autarca de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, que também preside a direção do Adraces, a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul que formalizou e apresentou a candidatura de Penha Garcia à Aldeia de Portugal, do Presidente da Junta de Freguesia de Penha Garcia, Raúl Antunes e de Teresa Pouzada, Presidente da Associação Turismo de Aldeia.

Armindo Jacinto referiu que “a atribuição da marca ‘Aldeia de Portugal’ a Penha Garcia é o resultado de um processo construído pelos atores locais da aldeia após a realização de reuniões periódicas dinamizadas pela equipa técnica da Adraces e da ATA em parceria com a Junta de Freguesia de Penha Garcia, Câmara Municipal de Idanha-Ida e forças vivas de Penha Garcia”.

Porque nem só de cidades se faz Portugal, Penha Garcia passa, assim, a integrar a rede Aldeias de Portugal que conta atualmente com mais de 40 aldeias em todo o território nacional.

“É um momento importante para Penha Garcia, para o concelho de Idanha-a-Nova e para toda a região, que passa a ter um destino com uma marca distintiva e a pertencer a uma rede que oferece várias oportunidades”, acrescentou Armindo Jacinto.

Para assinalar, a entrada nas Aldeias de Portugal, o fim-de-semana ficou marcado por um conjunto de atividades, nomeadamente um passeio pedestre “A Rota dos Fósseis” que teve lugar na tarde desta sexta-feira, dia 16.

No sábado, após o almoço servido no Largo da Igreja onde os participantes tiveram a oportunidade degustar a famosa sopa de grão com massa, confecção em panelas de ferro, foi descerrada a placa que assinala a conquista do certificado de “Aldeia de Portugal”, seguida da guia visitada à exposição fotográfica “Um Retrato de Penha Garcia | Aldeia de Portugal”, patente pelas principais ruas da localidade.

Como fotografias expostas contêm um código QR com informações sobre a aldeia e os rostos, fragmentos do quotidiano destes atores locais determinados em dar um futuro à aldeia valorizando o seu passado.

De tarde, decorreram jogos tradicionais no Largo da Igreja animados pelo Grupo de Cavaquinhos de Penha Garcia.

O momento alto aconteceu com o espetáculo musical e visual com integração de novas tecnologias e novas sonoridades denominada “Um Retrato de Penha Garcia | Aldeia de Portugal”, numa homenagem dos habitantes de Penha Garcia a uma das figuras mais icónicas da raia, Catarina Chitas, cantadeira e adufeira (1913 – 2003) na hábil missão de agradecer a memória, o orgulho e a identidade desta aldeia a Catarina Chitas.

A aldeia de Penha Garcia foi a primeira localidade do distrito de Castelo Branco a acolher a iniciativa “Aldeia em Festa” que apoia a comunidade local a valorizar o seu património, cultura, gastronomia ou produtos endógenos.

Um fim-de-semana de celebração do que é o estilo de vida de uma aldeia, através do retrato coletivo das pessoas de Penha Garcia, combinando os seus habitantes e suas histórias com uma das figuras mais icónicas da região, Catarina Chitas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: