23.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalUniversidade Sénior de Idanha-a-Nova inicia o novo ano letivo

Universidade Sénior de Idanha-a-Nova inicia o novo ano letivo

USIN conta com 18 polos

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova (USIN) inicia esta semana o ano  2022/2023, e contará com polos em 18 localidades do concelho.

Trata-se de um projeto coordenado pela Filarmónica Idanhense e desenvolvido em parceria com o Município de Idanha-a-Nova e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, com a colaboração das Juntas/Uniões de Freguesia e outras instituições do concelho.

A coordenadora da Universidade Sénior, Carla Perquilhas Costa, refere que “terminámos o ano massa passado com cerca de 400 alunos e este ano contamos ter, adesão ainda maior. Como as pessoas estão com o regresso das aulas e continuamos a alargar a atividade a mais localidades”. 

Com efeito, foram criados polos da USIN em todas as freguesias e uniões de freguesia, para que, os cidadãos do concelho, em particular os mais idosos, dez facilidade em frequentar como aulas.

Carla Perquilhas Costa explica que “o objetivo é proporcionar à população sénior uma vida mais ativa e saudável, valorizar o seu imenso conhecimento, e combinar os componentes educativos e sociais para tornar a Universidade Sénior ainda mais enriquecedora”.

Como áreas da música e tradição mantêm a centralidade na atividade da USIN, mas a oferta formativa, gratuita, engloba várias disciplinas: Canto Tradicional, Instrumentos Tradicionais, Expressão Dramática, Informática, Liturgia, Cidadania, Envelhecimento Ativo, Informática Aplicada à Música, Artes e Ofícios, Orquestra Ligeira, Grupo de Adufeiras, Português para Estrangeiros, entre outros.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realça que “a Universidade Sénior permite aos alunos continuar a aprender e a ensinar, conviver e manter uma participação ativa na comunidade”.

“É um projeto em que acreditou muito e que continua o apoio, sempre no sentido de ir ao encontro das expectativas dos alunos e dos professores que fazem da USIN um grande mais-valor para o concelho”, acrescenta.

A adesão da população à Universidade Sénior revelou o sucesso deste projeto que cresce a cada ano e é hoje uma parte fundamental do dia de centenas de alunos do concelho de Idanha-a-Nova.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: