A Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova (ADCPN) encontra-se, a receber pré-inscrições de atletas que têm interesse em aprender a patinar, considerando o projeto de retomar essa modalidade que já esteve em funcionamento durante três anos.
No dia 17 de setembro, o pavilhão municipal recebeu o treino de observação da seleção regional de patinagem artística, numa organização da Associação de Patinagem de Coimbra (APC), que foi complementada com duas atividades abertas à população, em especial aos mais jovens: uma demonstração de patinagem artística e outra de patinagem de velocidade.
Segundo Carlos Proença, presidente da ADCPN, o clube chegou a ter mais de 30 crianças na turma de iniciação e só não teve continuidade porque a professora responsável pelas aulas foi colocada noutra região do país, coincidindo com a paragem pela pandemia forçada.
Com o apoio da APC, é expetativa que os treinos de patinagem regrediram até a final deste ano.
“Quem pretende fazer a pré-inscrição contata a Associação”, incentiva Carlos Proença.
Os interessados tanto podem ter três anos como mais de 40.
“Uma primeira fase deve-se aceitar todos os interessados e depois pouco a pouco orientar para a patinagem artística, para a patinagem de velocidade ou, por exemplo, para uma disciplina nova que é o lançamento que é o Roller derby livre estilo, que é praticado na rua, ou o skate”, complementa Jorge Alves, presidente da APC.
“Pode aprender a patinar e depois pode ser orientado pois há uma variedade grande de disciplinas patinadas que podem ser aproveitadas”.
Também a possibilidade de simplesmente aprender a patinar numa vertente de lazer e não de competição, até porque os benefícios deste desporto são visíveis.
“São dos desportos que mais trabalham como componentes técnicos e físicos e trabalham também o componente psicológico dos atletas”, acrescenta Jorge Alves que menciona um trabalho piloto que está a ser desenvolvido com países europeus e envolve jovens com necessidades especiais.
Quanto ao treino da seleção regional de patinagem artística, que envolve cerca de 50 atletas, o objetivo é preparar, a equipa para a participação nos inter-regiões nacionais que obedecem em dezembro.
A escolha, por Proença-a-Nova, prende-se com as boas condições do pavilhão que podem ser usados em competições oficiais.
“No âmbito da Ano Municipal do Esporte e da Aventura, esta é mais uma atividade desenvolvida em parceria, com a ADCPN e APC, que procuram captar novamente o interesse dos jovens para esta atividade esportiva, enriquecendo a oferta do concelho”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, referindo-se à possibilidade de o Município ser parceiro na organização de provas oficiais”.