Cláudia Silva, André Serra, David Folgado e Henrique Santos, licenciados em Tecnologias de Informação e Multimédia pela Escola Superior de Tecnologia do IPCB, participaram da conferência CISTI 2022, onde publicaram o artigo “É uma Fraude: Aprendizagem sobre a Segurança da Aberração”, trabalho que teve orientação das docentes Ângela Oliveira e Arminda Guerra.
“É uma Fraude” é um videojogo desenvolvido em Unity, ferramenta de código aberto que permite o desenvolvimento de um jogo aventura em formato de 2D, com versão inicial de single-player, adequado para todas as idades, com um nível de inglês intermédio, e com o objetivo de ajudar na alfabetização digital.
O jogo é constituído por níveis, onde o jogador evita os vários elementos inimigos que aparecem no decurso do mesmo, existindo uma descrição do que é, como se comportam e como o evitar.
Como ameaças, neste caso inimigos, são identificadas no início de cada nível.
Como imagens dos inimigos contêm uma descrição com o nome respetivo, características, como o jogador pode ser lesado na vida real e como se proteger estas ameaças.
Este trabalho teve como objetivo a realização de um jogo 2D, cuja finalidade se debruçou sobre o estudo e aprendizagem da cibersegurança, avaliando ao mesmo tempo os impactos da gamificação sobre as ações de cada individuo.
O artigo encontra-se disponível para consulta em https://ieeexplore.ieee.org/document/9820450/metrics#metrics.