Cernache do Bonjardim
No dia 1º de outubro, a Filarmónica União Sertaginense vai assinar o Dia Mundial da Música com um concerto comemorativo do seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim, a partir das 21 horas. A entrada é livre.
Com a direcção artística do Maestro Daniel Frazão, este concerto conta com o apoio do Município da Sertã e revisita obras dos maiores compositores para Banda dos séculos XX e XXI, reconhecidos nacionais e internacionalmente.
Serão apresentadas obras de Alfred Reed (1921-2005), James Barnes (1949-), Franco Cesarini (1961-), Carlos Marques (1973-) e Samuel Pascoal (1986-).
Como músicas evidenciarão entre si uma relação de estilo, de carácter e, sobretudo, de história, transformando o concerto numa viagem transversal que cruza realidade e imaginação realidade.
Recorde-se que o Dia Mundial da Música foi fixado em 1975 pelo Conselho Internacional de Música, (instituição da UNESCO fundada em 1949), e assinala-se anualmente a 1 de outubro.
Tem como principais objeções a promoção e divulgação da arte e diversidade musicais, tendo presentes os ideais da UNESCO, nomeadamente, a paz e amizade entre as pessoas, assim como a evolução das culturas e troca de experiências.
A Filarmónica União Sertaginense é um coletivo centenário, das mais antigas do país, e detentora de um impressionante historial, com origem na primeira metade do século XIX.
Fundada a 1 de dezembro de 1830, é uma coletividade essencialmente vocacionada para o ensino e divulgação da música que, ao longo de sua existência, tem estabelecido um perfeito simbiose entre sucessivas gerações.
Assumir-se, atualmente, como uma das maiores e mais expressivas associações culturais do concelho, fruto da grande persistência dos seus dirigentes, da incondicionalidade dedicação dos seus executores e da grande generosidade de seus associados.