18.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Outubro 7, 2022
No menu items!
InícioInternacionalX Encontro de Escritores de Língua Portuguesa na cidade da Praia

X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa na cidade da Praia

A “Insularidade e Universalidade na Literatura” é o tema que assinala a X edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que decorrerá na cidade da Praia, em Cabo Verde, de 6 a 8 de outubro, que vai reunir escritores e poetas de diversos países de língua portuguesa.

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa é uma iniciativa da UCCLA e da Câmara Municipal da Praia (CMP), em parceria com a Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP), a Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) e a Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA).

A abertura oficial do encontro terá lugar no dia 6 de outubro, às 15 horas, na Universidade Jean Piaget, e contará com a presença do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, do Presidente da CMP, Francisco Carvalho, do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, do presidente da EMEP, Victor Coutinho, e do presidente da ACL, Daniel Medina.

Após a abertura, decorrerá a apresentação das obras premiadas do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CM Lisboa – livro “Caligrafia”, poesia de Alexandre Assine e “Três dias em Fevereiro”, romance de Ricardo Ferreira de Almeida.

Neste encontro em torno da língua portuguesa, e ao longo de três dias, serão abordados como seguintes temáticas:

– Literatura: Insularidade e Universalidade;

– Literatura e Sociedade – Inclusão e Património;

– Vozes Femininas na Literatura – Insularidade e Universalidade;

– Políticas e temáticas da literatura contemporânea lusófona;

– Agora Falo Eu – Tertúlia Literária: Testemunho sobre Eu Escritor. Processos de criação Literária e de Edição.

Paralelamente ao encontro, haverá diversas atividades culturais como visita às escolas; feira do livro; apresentação de revistas e livros, tertúlias, entre outros.

 

São confirmados os seguintes escritores:

– Angola: José Eduardo Agualusa (online) e Lopito Feijó;

– Brasil: Alexandre Siloto Assine (online – vencedor do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa) e Domício Proença Filho (online);

– Cabo Verde: Andreia Mosso, Augusta Teixeira, Daniel Medina, Dina Salústio, Elisângela Rocha, Fátima Fernandes, Germano Almeida, Hermínia Curado, João Lopes Filho, Jorge Carlos Fonseca, José Luiz Tavares, Madalena Neves, Manuel Brito Semedo, Manuel Veiga e Vera Duarte;

– Guiné-Bissau: Amadu Dafé (online) e Tony Tcheka;

– Moçambique: Mia Couto (online), Sheilla Kan e Ungulani Baba Kossa;

– Portugal: Inês Barata Raposo, Ricardo de Almeida (Menção Honrosa do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa) e Valter Hugo Mãe;

– São Tomé e Príncipe: Inocência Mata (online);

– Timor-Leste: Luís Cardoso “Takas”.

O encerramento do X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa – que terá lugar no dia 8 de outubro, a partir das 16 horas, no Hotel Trópico -contará com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, do Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, do presidente da CMP, Francisco Carvalho, do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do presidente da EMEP, Victor Coutinho.

Programa do X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa – https://www.uccla.pt/sites/ padrão/arquivos/programa_x_encontro_eelp_ultimo.pdf

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: