15 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 26, 2022
No menu items!
InícioNacionalUBI organiza UNIGHT para envolver a população na ciência

UBI organiza UNIGHT para envolver a população na ciência

A proposta para a Noite Europeia dos Investigadores inclui uma “Maratona de Investigação” e uma caminhada onde se vai falar de ciência, com arte urbana em pano de fundo. Para acompanhar no dia 30 de setembro.

A Universidade da Beira Interior (UBI) e as restantes academias que integram a aliança UNITA promovem um vasto programa que visa aproximar cientistas e a população.

O evento designa-se UNIGHT – Noite Europeia dos Investigadores e decorre no dia 30 de setembro (sexta-feira), em vários locais da Covilhã.

Como atividades decorrem simultaneamente em cidades europeias de Espanha, França, Itália e Roménia, nas zonas de abrangência das universidades parceiras, promovendo a importância da ciência para milhares de pessoas.

Faz parte da iniciativa da “UNITA Junior Academy – Kids at the University”, envolvendo alunos de escolas de três freguesias da Covilhã, e atividades abertas ao público, como a “Maratona de Investigação”, uma caminhada que cruza ciência e a Arte Urbana da cidade serrana, uma prova de produtos regionais muitas e oportunidades de oportunidades com investigadores.

A “Maratona de Investigação” começa às 17h00, no Jardim Público da Covilhã, e tem a duração de duas horas, com a participação de 12 investigadores.

Cada participante fará intervenções com a duração de aproximadamente 15 minutos para apresentar um tema de investigação, tendo como ponto de partida notícias falsas, estereótipos ou mitos em ciência.

Como temáticas da Maratona são as cinco missões do Horizonte Europa: adaptação às alterações climáticas; cancro; oceanos saudáveis, áreas costeiras e cursos de água; cidades inteligentes e neutras para o clima e solos saudáveis e alimentação. fazer também parte das áreas em foco os três pilares da UNITA: Energias Renováveis; Economia Circular e Património Cultural.

Às 21h00, tem início a Caminhada de Ciência e Arte Urbana, que tem como ponto de encontro o Largo da Infantaria 21, junto ao Jardim Público.

O percurso vai passar por diversos murais existentes no centro histórico de Covilhã.

Em cada trabalho, haverá um cientista dos vários grupos de investigação que abordaram um tema durante 57 segundos.

A chegada está agendada para as 22h00, na sede da Associação Académica da UBI, onde será feita uma prova de vinhos e queijos da região, juntamente com mais uma oportunidade para conversar com os investigadores.

O UNIGHT – A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto europeu promovido por parceiros da Aliança UNITA, que visa realizar eventos locais e internacionais de divulgação da ciência e da investigação, envolvendo áreas periféricas como as regiões rurais e transfronteiriças de montanha.

Mais informação

UNIGHT – Noite Europeia dos Investigadores

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: