9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalLjubomir e companhia trazem os melhores sabores de outono ao Arrebita Idanha...

Ljubomir e companhia trazem os melhores sabores de outono ao Arrebita Idanha Bio

1 e 2 de outubro

Estufado de javali, sopa de grão, areias de cozido ou massada de bacalhau: estes são apenas alguns dos pratos de conforto que podem ser provados por todos os que este fim-de-semana se deslocarem ao Arrebita Idanha Bio.

A 3.ª edição do festival que já representa o Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia decorre nos dias 1 e 2 de outubro, nas aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Penha Garcia. A entrada é gratuita.

Um dos grandes destaques da programação deste ano vai para a “Blues & Fire Party”, performance única que junta Ljubomir Stanisic e The Legendary Tigerman pela primeira vez após o sucesso do programa “Pela Estrada Fora”.

O rock ‘n roll e blues de Paulo Furtado e Ray, projeto homónimo do músico Luís Raimundo, servir de banda-sonora para os cozinhados de “Ljubo”, que será uma estreia do trio em eventos deste género.

Chef do 100 Maneiras (1* Michelin), Ljubomir Stanisic vai fazer em Idanha a estreia pública do grelhador grelhado por si desenhado, em breve disponível em sua loja online.

Será muito especial utensílio que vai cozinhar mais de 500 doses do seu brioche imperdível com cabeça de vaca biológica, kupus (repolho), rábano picante e maionese demi-glace.

A atuação tem lugar no dia 2 de outubro, a partir das 18h30, em Idanha-a-Velha.

Com os produtos e produtores que é a 1.ª Bio-Região do País e 2.ª da Europa em grande destaque, mais de 20 chefs e sangue novo de várias regiões – do Algarve ao Alentejo, Lisboa, Santarém e Porto – dão asas à imaginação.

No cardápio dos dois dias estão deliciosas propostas como a Barriga de barbo na grelha com batata-doce e legumes assados, do chef Miguel Castro e Silva (Casario/ DeCastro), ou a Bochecha de porco com cevadinha de legumes e enchidos, de Arnaldo Azevedo (Vila Foz).

Mas nem só do universo do jantar fino vive o Arrebita Idanha Bio! A nomes estrelados como Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho), André Cruz (Feitoria), Vincent Farges (Epur) ou Luís Brito (A Ver Tavira) juntam-se jovens que abriram os seus restaurantes na região e ainda uma dupla de cozinheiros “amadores” da terra, verdadeiros guardiões da gastronomia tradicional local: o Sr. Domingos, que volta a trazer a sua já famosa Sopa de Grão, e a Dª Lurdes Clemente, com um reconfortante Ensopado de javali.

Em ambos os dias, não faltam ainda gulosas sobremesas, como a Rabanada com caramelo salgado e mousse de café, de Hugo Guerra (Lobo Mau), ou o Bolo de laranja e canela, figos em escabeche e requeijão, criação de Ricardo Machado (Mini Bar).

No dia 2 de outubro, destaque ainda para o Mercado de Produtores da região e para a possibilidade de comprar pão de fermentação natural da nova padaria artesanal de Lisboa, a Soares & Co.

Num evento que cruza de forma única o Património Natural com o Património Histórico, chefs de topo, jovens talentos e cozinheiros da terra unem-se assim com o mesmo propósito, a democratização da gastronomia portuguesa.

O Arrebita Idanha Bio acontece dia 1 de outubro, no deslumbrante cenário do Parque Iconológico de Penha Garcia, que em 2020 José Avillez considera algum “local mais incrível onde vez cozinhou”, segue no dia 2 para Idanha-a-Velha, uma das aldeias mais antigas Aldeias Históricas de Portugal.

A entrada é gratuita, a animação uma constante ao longo de todo o fim-de-semana e os pratos têm o preço único de 6 € – os pagamentos serão feitos através de um sistema de senhas, podendo ser necessário recorrer a numerário devido às restrições de rede móvel na zona.

No dia 1º, em Penha Garcia, aconselha-se ainda a utilização de calçado e vestuário adequado às características acidentadas do terreno.

Mais informações em www.arrebitaportugal.pt

*Fotos: ©Gonçalo Villaverde

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: