6.2 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioCulturaUniversidade de Coimbra promove Jornadas Literárias de Sharjah

Universidade de Coimbra promove Jornadas Literárias de Sharjah

É mais uma etapa na aproximação cultural, científica e académica entre a Universidade de Coimbra (UC) e Sharjah, um dos sete estados federados que formam os Emirados Árabes Unidos.

A Universidade de Coimbra promove na segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de outubro, como “Jornadas Literárias de Sharjah em Coimbra”.

O evento, que reúne académicos e responsáveis culturais de Coimbra e de Sharjah, com o objetivo de estreitar os laços luso-árabes, inicia-se segunda-feira, 3, às 11h30, com a inauguração de uma exposição documental no Arquivo da Universidade de Coimbra (Sala D. João III), dedicada precisamente às Jornadas Literárias de Sharjah.

“Desta exposição, espera-se que impulsione novos estudos e apontamentos sobre o tema, dentro e para a universidade de Coimbra. Se, de fato, os Arquivos precisam dos documentos e de quem pacientemente o uso, encontrando aí a razão de sua existência, também os documentos necessários dos Arquivos, onde pode inventar-se e reinventar-se continuamente”, afirma a Diretora do Arquivo, Cristina Freitas.

Para lá de vários painéis de debate e reflexão, o programa das Jornadas Literárias de Sharjah em Coimbra também inclui a apresentação do filme “Khoorfakkan”, que aborda, na perspetiva árabe, o período do domínio português que parte da península arábica (segunda-feira, 3, às 21h30, na Casa do Cinema de Coimbra).

A sessão de encerramento (terça-feira, 4, às 16h30, na Sala D. João III) é dedicada ao “Almojam”, o dicionário histórico da língua árabe.

“A realização desta Jornadas Literárias é mais um passo importante na crescente aproximação entre a instituição alma mater pela excelência da Lusofonia e o Emirado de Sharjah. Inaugurada quando a UC atribuiu, em 2018, o título de Doutor Honoris Causa ao Xeque Dr. Sultan Bin Muhammad Al Qasimi, esta relação tem sido pautada, desde o início, pelo desejo mútuo de desenvolver laços fortes e duradouros, com incidência particular sobre a área da cultura. É com particular agrado que a ver materializar-se em eventos como estes e outros que se ele seguirão, como a participação de uma delegação da Universidade de Coimbra/Bienal Ano Zero na Feira Internacional do Livro de Sharjah, em novembro”, afirma o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: