6.2 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalDocente da UBI entre os peritos que estão a analisar os grandes...

Docente da UBI entre os peritos que estão a analisar os grandes incêndios

João Castro Gomes é um dos 30 especialistas que serão procurados por centros de investigação nacional, entre outras entidades, que vão produzir um relatório até novembro.

O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), João Castro Gomes, faz parte do grupo de peritos convidados pelo Governo para analisar, na vertente técnico-científica, os grandes incêndios rurais deste ano, como o fogo que alastrou durante vários dias no Parque Natural da Serra da Estrela.

O coordenador do C-MADE – Centro de Materiais & Tecnologias de Construção da UBI junta-se a um conjunto de especialistas de vários centros de investigação do País, além de membros da comissão técnica independente que avaliou os fogos de 2017.

Prevê-se que o painel composto por 30 personalidades apresente, até novembro, recomendações à Comissão que está a fazer uma avaliação dos grandes fogos de 2022.

Na primeira reunião do grupo, na quarta-feira, dia 21 de setembro, João Castro Gomes manifestou-se disponível para desenvolver “soluções científicas e sustentáveis que darão valor económico às florestas em todas as suas dimensões”, de acordo com a informação divulgada na página online do C-MADE.

Alertou ainda, no encontro que decorreu no Ministério da Administração Interna, para a “importância de tornar os territórios, assim como as comunidades mais afetadas por incêndios, mais produtivas e resilientes enfrentam aos mesmos”.

No início da reunião estão presentes a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e os secretários de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, da Segurança Social, Gabriel Bastos, e da Agricultura, Rui Martinho.

Além desta participação do docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), a UBI está fortemente envolvida na procura da recuperação dos territórios afetados pelos grandes incêndios do último verão, integrando o grupo de entidades que vão preparar o Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PRPNSE).

O plano incidirá sobre os domínios “Pessoas, Inovação Social, Demografia e Habitação”; “Economia, Competitividade e Internacionalização”; “Meio Ambiente, Proteção Civil, Florestas, Agricultura e Ordenamento”; e “Cultura, Turismo e Marketing Territorial”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: